Universidade / UNIVERSIDADE LUSÍADA

 

APRESENTAÇÃO


Fundada em Lisboa, em 28 de Junho de 1986, pela Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada que, pelo Decreto-Lei n.º 117/2003, de 14 de Junho, se transformou na Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica, a Universidade Lusíada rapidamente alargou as suas actividades ao Porto (22 de Março de 1989) e a Vila Nova de Famalicão e, mais tarde, à República Popular de Angola e à República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Presentemente, passados mais de 25 anos da sua existência, as Universidades Lusíada orgulham-se da sua dimensão nacional e internacional, do prestígio alcançado e, principalmente, do contributo dado ao país na formação universitária de uma parte significativa da sua juventude.

Com efeito, os cerca mais de 25.000 licenciados que, a nível nacional, obtiveram nelas a sua habilitação superior, desempenham hoje, nos mais diversos domínios, um papel fundamental para o desenvolvimento cultural, económico e social do país, concretizando os mais nobres objectivos das Universidades Lusíada e, por esse facto, são o mais eloquente testemunho de que elas são Universidades de referência.

A verificação constante dos objectivos da Universidade tem exigido um contínuo esforço de qualificação do seu corpo docente, de actualização dos seus equipamentos técnicos e tecnológicos e de renovação das suas práticas pedagógicas, tendo sempre em vista um ensino que apenas se subordina aos princípios da qualidade e do rigor científico.

É que hoje, num mundo confrontado com vertiginosas transformações de âmbito social e económico, a nova sociedade exige profissionais com elevado nível cultural, científico e técnico que só a formação superior pode proporcionar. E as Universidades Lusíada, querendo responder a essas exigências, bem como satisfazer legítimas aspirações de realização pessoal, não poderia defraudar as expectativas de quem as vêm procurando.

Por isso, para as Universidades Lusíada a formação não termina numa sala de aula, pois entendemos que a formação universitária não pode reduzir-se a uma mera instrução técnica orientada para o desempenho de uma profissão. Isso significaria renunciar à educação em si mesma.

Consequentemente, a formação universitária deve dar resposta às perguntas especificamente humanas sobre o sentido e o significado da existência e reflectir sobre os temas de fundo da actualidade, promovendo nos alunos a consciência social formada pelos princípios e valores humanos da tradição, da história e da cultura da sociedade portuguesa, e fomentando a busca da verdade, a criatividade, a capacidade crítica e todos os demais hábitos e atitudes que enriquecem o homem.

A aquisição de uma consciência ética e social que determine o comportamento e o procedimento científico e profissional é o suporte do projecto de formação integral das Universidades Lusíada. Procuramos que os membros da nossa comunidade universitária se distingam pelas suas qualidades humanas antes e ao mesmo tempo que pela sua preparação cultural e alta categoria profissional.

Na prossecução deste objectivo, as actividades de extensão cultural desempenham um papel primordial de enriquecimento da vida académica com seminários, conferências, debates, congressos, cursos de verão, etc., que permitam aos alunos estar em dia, ampliem os seus horizontes e complementem a formação integral que procuramos ministrar-lhes. Os alunos cooperam também nestas actividades podendo organizar iniciativas e apresentar ideias, o que as converte sem dúvida numa experiência enriquecedora, por si mesma, em todos os aspectos. Prova-o o funcionamento activo de vários núcleos dedicados à música e dança (tunas, grupos de danças e cantares), às artes plásticas, ao teatro, ao cinema, à literatura, etc.

Também o desporto ocupa um lugar muito importante na vida das Universidades Lusíada. No nosso projecto educativo as actividades física e desportiva aparecem como instrumentos para o desenvolvimento da personalidade e a consolidação dos valores fundamentais para a formação. Por isso, fomentamos a participação dos nossos alunos nas actividades desportivas. Para competir e, sobretudo, para fortalecer os valores individuais e de grupo que o desporto desperta.

Com este mesmo objectivo de proporcionar a melhor formação aos seus alunos, as Universidades Lusíada estabeleceram um conjunto de convénios com diversas entidades que permitem aos alunos a oportunidade de aceder aos programas de intercâmbio internacional como o Programa Erasmus+ e os Programas de Mobilidade Extracomunitária.

 

PORQUÊ ESCOLHER A UNIVERSIDADE LUSÍADA


  • Porque ministra um ensino de qualidade através dum corpo docente superiormente habilitado e academicamente credenciado;
  • Porque é uma Universidade com prestígio reconhecido pela academia e pelo mundo do trabalho;
  • Porque os seus professores ensinam o que praticam e praticam o que ensinam;
  • Porque procura que os seus alunos se distingam pelas suas qualidades humanas antes e ao mesmo tempo que pela sua preparação cultural e alta categoria profissional, de acordo com os quatro pilares da UNESCO para a Nova Educação:
  • Aprender a ser (desenvolvimento pessoal);
    Aprender a conviver (desenvolvimento social);
    Aprender a fazer (competência produtiva);
    Aprender a conhecer (competência cognitiva).

  • Porque desenvolve nos seus alunos as competências exigidas pelas grandes empresas, a saber:
  • Perfil empreendedor;
    Iniciativa;
    Liderança;
    Autoconfiança;
    Autoconhecimento;
    Perseverança;
    Habilidade para gerir mudanças;
    Habilidade para promover bons relacionamentos interpessoais.

  • Porque fomenta a prática da actividade física e desportiva, consideradas como instrumentos para o desenvolvimento da personalidade e a consolidação dos valores fundamentais para a formação;
  • Porque é uma Universidade com dimensão internacional, presente em Portugal e em África, abrindo aos seus licenciados um maior leque de opções profissionais nestes dois mercados;
  • Porque os estudantes são apoiados e incentivados a envolverem-se em projectos de natureza aplicada enquadrados nos serviços específicos à comunidade;
  • Porque incentiva os alunos a integrarem-se nos programas de mobilidade internacional e fazerem períodos de formação no estrangeiro, para o que dispõe de múltiplos acordos com as mais prestigiadas universidades europeias;
  • Porque na Lusíada se vive o espírito académico.

 

MISSÃO


Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.

Lutamos para que cada um de nossos alunos consiga alcançar as suas metas na vida como participante competente da sociedade, num mundo em constantes mudanças e crescente concorrência global. Promovemos um ambiente aberto e cosmopolita onde todos os nossos alunos têm oportunidade de contribuir, aprender e crescer. Queremos que cada indivíduo se sinta respeitado, tratado com justiça, cercado de atenções e envolvido. Acima de tudo, nós nas Universidades Lusíada queremos um ambiente propício à satisfação decorrente das realizações e amizades. Mantendo-nos sempre ligados às nossas tradições, procuramos diminuir a distância entre os princípios e a prática.

Queremos ser uma referência entre as Universidades Europeias e as dos Países de Língua Oficial Portuguesa devido à excelência do ensino oferecido, à produtividade científica e à qualidade dos serviços prestados.

O rigor na produção do conhecimento, o compromisso com a sociedade e a qualidade de ensino são os pilares da proposta educacional das Universidades Lusíada.

A missão das Universidades Lusíada é, assim, formar líderes.

 

PRINCÍPIOS E VALORES


  • Ética, credibilidade e transparência;
  • Integridade, criatividade e excelência;
  • Visão humanista;
  • Compromisso com a sociedade;
  • Profissionalismo e valorização de recursos humanos, estimulando e apoiando o aperfeiçoamento contínuo do corpo docente e demais colaboradores;
  • Promoção da Universidade, do conhecimento e fomento à interdisciplinariedade;
  • Humildade, iniciativa e capacidade de busca para implementar novas soluções e superar as metas estabelecidas;
  • Valorização das potencialidades dos alunos;
  • Valorização da iniciativa, criatividade e capacidade empreendedora, com respeito da pluralidade;
  • Estímulo ao trabalho colectivo e à integração das diversas áreas, como elementos fundamentais para o alcance dos objectivos da Instituição;
  • Valorização da pesquisa, como forma de produção sistemática de conhecimento socialmente relevante, e da divulgação científica como meio de difusão deste conhecimento;
  • Busca permanente da inovação científica, tecnológica e cultural, que deverá nortear todas as acções da Instituição;
  • Promoção do aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos processos educacionais;
  • Fomento, entre os membros da comunidade académica, da noção de que cada um é responsável pela qualidade e viabilidade das actividades da Instituição;
  • Zelo pela imagem e cultura da Lusíada, na medida em que ao fazê-lo se está a garantir a sua credibilidade e a de cada um de seus participantes.

 

Última actualização: 2015-11-10 14:41