Serviços / CIULP / MOBILIDADE

Uma das características da iniciativa e-U é precisamente a mobilidade dos seus utilizadores não só a nível interno (na própria instituição) mas também a nível nacional (outras instituições de ensino) e internacional (iniciativa EduRoam).

Para tornar esta mobilidade numa realidade foi implementado um sistema de autenticação baseado em IEEE 802.1x que permite que qualquer utilizador, através das suas credenciais (username/password da instituição que frequenta) se possa ligar em qualquer uma das redes e-U das instituições nacionais cujos testes de conformidade realizados pela FCCN tenham sido efectuados com sucesso.

Quando um utilizador visita uma instituição de ensino que não a sua, ao tentar autenticar-se na rede wireless que está a visitar, o seu pedido de autenticação é enviado para a instituição de origem. Esta responderá afirmativamente à insituição visitada (que fez o pedido) autorizando o acesso, isto se as credenciais (username/password) fornecidas forem válidas.

Os requisitos necessários para a mobilidade consistem em possuir uma conta de acesso (credencial) na instituição de origem e usar o método de autenticação fornecido pela instituição visitada. É necessário durante o login indicar o domínio da instituição de origem (a que autoriza a sua conta). No caso da Universidade Lusíada do Porto é por.ulusiada.pt . Por exemplo, se usar o Windows XP e com o método de autenticação PEAP, deverá usar o seu login como user@por.ulusiada.pt . É muito importante que coloque @por.ulusiada.pt , pois só assim o pedido de autenticação é encaminhado para a Universidade Lusíada do Porto.

Todas as instituições que se associaram ao projecto e-U usam os mesmos SSID's da Universidade Lusíada do Porto. O SSID guest-e-U é anunciado e informa como pode aceder à rede na instituição. Basta para isso abrir um browser e aceder à página http://start.e-U . O SSID e-U fornece o serviço de rede wireless.

O facto de todas as instituições que se associaram ao projecto e-U usarem os mesmos SSID's e métodos de autenticação, permite que um utilizador que use na sua instituição o login na forma user@por.ulusiada.pt tenha serviço de rede noutra instituição de modo completamente transparente e sem qualquer tipo de configuração adicional. A informação sobre quais as instituições de ensino que se encontram certificadas ou seja, com a solução de mobilidade nacional implementada e testada pode ser obtida aqui.

 

 

Última actualização: 2015-02-13 15:22