Serviços / CIULP / EVOLUÇÃO

Tendo sempre como objectivo principal disponibilizar à comunidade académica as melhores soluções tecnológicas, dotando-a de condições de trabalho capazes de satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes da sociedade de informação em que nos econtramos mergulhados, as Universidades Lusíada, iniciaram em Setembro de 2002 um projecto inovador que mais tarde viria a ser integrado no actual projecto e-U. Tratava-se da implementação da primeira infraestrutura de rede sem fios a nível académico. Assim, deu-se início a uma primeira fase do que se denomina hoje por Campus Virtuais.

Nessa primeira fase, a Universidade Lusíada do Porto adquiriu algum equipamento para cobrir parte do seu Campus, disponibilizando a toda a comunidade (alunos, docentes e funcionários) um novo tipo de serviço: acesso 24h por dia, 365 dias por ano a conteúdos e informação digital. Cobriu-se as zonas consideradas essenciais como por exemplo zonas de convívio de alunos e professores, auditórios, secretarias, etc. Esta fase foi completada ainda antes do final de 2002 e está em produção desde então.

Numa segunda fase, e tendo já em conta os requisitos definidos pela FCCN e a arquitectura de roaming nacional, foram adquiridos os equipamentos necessários para a cobertura total do Campus e procedeu-se a uma reconfiguração da rede sem fios inicial, obedecendo às normas de segurança actualmente disponíveis na tecnologia e que não se encontravam ractificadas durante a primeira fase do projecto. Como resultado da reconfiguração, será necessário actualizar as configurações dos equipamentos sem fios da comunidade académica (portáteis, pda's ...) para que a rede sem fios possa continuar a servir os utilizadores com toda a utilidade e disponibilidade que vem demonstrando desde a primeira fase.

Última actualização: 2015-02-13 15:17