Serviços / CDE / / CDE . GUIA

Centros de Documentação Europeia
Os Centros de Documentação Europeia (CDE) pertencem a uma rede de informação criada pela Comissão Europeia nas universidades e instituições de ensino superior e investigação, nos Estados Membros da União Europeia (UE) e em alguns países terceiros. Estes reúnem a maior parte da documentação produzida pelas instituições comunitárias tornando-a acessível ao mundo académico e ao público em geral.

Existem em Portugal um total de 22 CDE's, 324 na UE e 220 no resto do mundo. É neste contexto que o Centro de Documentação Europeia da Universidade Lusíada Porto – CDEULP, nasce.

O Centro de Documentação Europeia da Universidade Lusíada Porto é um centro europeu de informação criado em Janeiro de 1996, ao abrigo do protocolo celebrado entre a Universidade Lusíada Porto e a Direcção Geral da Imprensa e Comunicação da Comissão Europeia.

O CDE é um centro de informação generalista oferecendo serviços de documentação em vários suportes. Reúne um vasto leque de documentação e informação sobre assuntos de âmbito comunitário, grande parte em língua portuguesa disponibilizando a documentação produzida pelas instituições comunitárias e agências da União Europeia, que é posteriormente enviada pelo Serviço de Publicações Oficiais da comunidade europeia (EUR-OP) e tem acesso gratuito a bases de dados comunitárias.

Missão
O CDE tem como missão proporcionar o acesso à informação necessária para apoio da actividade pedagógica e científica que a Universidade Lusíada se propõe a realizar, satisfazendo as necessidades da comunidade universitária e também do cidadão em geral.

Triplo Objectivo
Os principais objectivos do CDE são:

  • Ajudar a comunidade académica a promover a investigação e o ensino em matéria de integração europeia;
  • Facilitar a organismos e profissionais o acesso a bases de dados, estatísticas, normas e programas;
  • Dar a conhecer as políticas da UE aos cidadãos em geral de acordo com a vontade e transparência informativa das instituições comunitárias.

Fundo Documental
O Fundo Documental encontra-se em regime de livre acesso arrumado nas estantes por assuntos genéricos, de acordo com o Tesauro Eurovoc.
O Tesauro Eurovoc é multilingue, cobrindo todos os domínios da actividade das Comunidades Europeias.
A classificação que se encontra nas cotas da documentação possibilita o livre acesso à estante e ainda a localização do assunto mais genérico.

Tesauro Eurovoc
04 ACTIVIDADE POLÍTICA
08 R EL ACÇÕES INTERNACIONAIS
10 COMUNIDADES EUROPEIAS
12 DIREITO
16 ACTIVIDADE ECONÓMICA
20 INTERCÂMBIOS ECONÓMICOS E COMERCIAIS
24 FINANÇAS
28 QUESTÕES SOCIAIS
32 EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
36 CIÊNCIAS
40 EMPRESAS E CONCORRÊNCIA
44 EMPREGO E TRABALHO
48 TRANSPORTES
52 MEIO AMBIENTE
56 AGRICULTURA, SILVICULTURA E PESCA
60 AGRO-ALIMENTAR
64 PRODUÇÃO, TECNOLOGIA E INVESTIGAÇÃO
66 ENERGIA
68 INDÚSTRIA
72 GEOGRAFIA
76 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

O tratamento técnico de toda a documentação existente é orientado no sentido de facilitar ao leitor o acesso ao documento e à informação por:
Autor ;
Título ;
Assunto .

O CDE da Universidade Lusíada Porto possui um fundo documental constituído por publicações oficiais das várias Instituições Comunitárias.

Este fundo documental é enriquecido regularmente através da aquisição pela Universidade Lusíada de monografias, publicações periódicas nacionais e estrangeiras, cassetes vídeo, CD-ROM's, bases de dados em CD-ROM, locais e em linha, obras de referência e micro-fichas.

O CDE produz e mantém actualizado um Catálogo Bibliográfico da DDII para pesquisa de todos os documentos existentes no Fundo.

O CDE recebe ainda várias publicações principalmente de:

  • Agência Europeia do Ambiente;
  • Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional;
  • Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho;
  • Instituto Universitário Europeu;

Serviços disponibilizados aos alunos
O CDE da Universidade Lusíada do Porto, permite o acesso a qualquer informação sobre a União Europeia.
Existe pessoal técnico especializado, fundos documentais necessários e o acesso necessário a bases de dados comunitárias que permitem desempenhar importantes serviços e actividades de interesse para a comunidade universitária e o público em geral.
Existem prioridades no CDE que tem acento tónico no Serviço de Referência e informação (localizado no 1º piso).
Partindo de uma divisão das tarefas no CDE, pretende-se apresentar uma breve descrição das mesmas.

Outros serviços
Leitura presencial (sala com 20 lugares e quatro postos de pesquisa);
Empréstimo domiciliário de monografias;
Serviço de fotocópias: na área de reprodução de documentos existentes no CDE, com, fotocopiadora em regime de auto-serviço, de acordo com as disposições legais nessa matéria, ou seja com a legislação sobre direitos de autor;
Impressão dos resultados de pesquisa, mediante o pagamento;
Obtenção de documentos, por cópia ou empréstimo. O pagamento dos respectivos custos será feito no acto da entrega dos documentos;
Pesquisa em bases de dados bibliográficos, na Internet e noutros recursos electrónicos de informação;
Acesso, via rede da Universidade Lusíada Porto, aos recursos electrónicos que o CDE disponibiliza;
Pesquisa e fornecimento de documentos legislativos de Portugal e da União Europeia em suporte papel ou em suporte informático;
Assistência a pesquisas em bases de dados a pedido do utilizador (C EL EX, Diário da República electrónico, etc. – carecem de password);
Visualização de cassetes de vídeo e DVD;
Conferências e debates;
Leitura Informal e de lazer;
Colaboração com o exterior;

Última actualização: 2013-10-30 11:52