Serviços / Biblioteca / PERGUNTE AO BIBLIOTECÁRIO

A Biblioteca da Universidade Lusíada - Norte (Porto), com a criação deste espaço, pretende responder a dúvidas extraordinárias. Encontrarão os interessados perguntas e respostas previamente definidas pelos Serviços, todavia, poderão enviar para a Biblioteca outras questões que suscitem dúvidas e que não estão contempladas actualmente. Nós agradecemos e responderemos prontamente adicionando-as progressivamente a esta lista. Contamos, pois, com a vossa participação em benefício de todos.


P. O que é necessário para ser Leitor da Biblioteca?
R. O acesso à Biblioteca é permitido a todo o corpo docente, discente, funcionários e ao público em geral. A utilização dos recursos da Biblioteca é gratuita e a Leitura Local é permitida a todos os Utilizadores. Para requisitar documentos mediante Empréstimo Domiciliário é necessária a inscrição prévia do Leitor. Para tal, deve dirigir-se à Área de Atendimento da Biblioteca das 9H00 às 21H00 de 2ª a 6ª feira. É necessária a apresentação de documento de identificação ( Bilhete de Identidade). Os Serviços procederão à sua inscrição na Base de Leitores.

P. Qual é o horário de funcionamento das Salas de Leitura?
R. As salas de leitura estão abertas de segunda a sexta-feira das 9H00 às 21H00. Durante os meses de Janeiro, Junho e Julho, as salas de leitura estão abertas das 9H00 às 22H00. Durante o mês de Agosto estão em livre acesso de Segunda a Sexta-feira das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.

P. Como posso saber se existe a obra que preciso consultar?
R. Pode pesquisar acedendo ao nosso Catálogo no seguinte endereço: http://koha.ulusiada.pt.

P. Como posso requisitar as obras?
R. Pode requisitar as obras no balcão de atendimento. Necessita apenas de estar inscrito como Leitor da Biblioteca. Consulte o horário do Serviço de Leitura e Empréstimo.

P. Posso requisitar obras para leitura em casa?
R. Sim. Para o efeito terá que se inscrever como Leitor da Biblioteca. No entanto, nem todos os documentos são requisitáveis: as monografias com fita vermelha, as obras de referência os documentos reservados e as publicações periódicas não podem ser requisitadas para leitura em casa.

P. Posso trabalhar em grupo nas Salas de Leitura?
R. Não. Para não prejudicar a investigação dos outros leitores, não é possível o trabalho em grupo ou a permuta de obras.

P. Quantas obras posso requisitar?
R. Quatro obras se estudante do 1º ciclo; cinco obras se estudante do 2º ciclo; seis obras se estudante do 3º ciclo ou docente.

P. Posso fotocopiar obras da Biblioteca?
R. Sim. Pode fotocopiar excertos das obras da Biblioteca de acordo com o Normativo dos Direitos de Autor.

P. Através da Bbiblioteca da Universidade Lusíada - Norte (Porto) posso requisitar obras de outras Bibliotecas?
R. Sim. Pode efectuar o seu pedido recorrendo ao Serviço de Empréstimo Interbibliotecas

 

Se ainda tiver dúvidas, coloque-nos as suas questões através do nosso endereço eletrónico.

 

 

Última actualização: 2015-09-25 10:46