Notícias e Eventos / / LISTA DE EVENTOS

Apresentação pública do lançamento da Monografia de Arquitectura
Prof. Doutor Ricardo Vieira de Melo
11 Julho
17h30
Casa da Arquitectura


 


Apresentação pública do lançamento da Monografia de Arquitectura – Ricardo Vieira de Melo / RVDM arquitectos, editada pela Archinews. Dia 11 de Julho, às 17h30 na CASA da Arquitectura de Matosinhos com apresentação do Arquitecto João Paulo Rapagão. A publicação expõe mais de vinte anos de prática profissional, representada em 24 obras. Inclui uma entrevista ao arquitecto e docente da Universidade Lusíada Norte – Porto.  


Ricardo Vieira de Melo é doutorado pela Universidade Lusíada do Porto (2016). Foi premiado em concursos públicos nacionais e internacionais e tem obra construída, pública e privada, de norte a sul do país. Os seus trabalhos estão publicados em Portugal, Espanha, França, Holanda, Rússia, Grécia, Emiratos Árabes Unidos, China e Brasil. Fez parte das Direcções Locais e Regionais da Ordem dos Arquitectos e foi Delegado Nacional para a mesma Ordem profissional. É docente do Curso de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto desde 1994.


 

Webinário "Normas APA - 7ª edição" 
27 Julho 
9:30h - 11:30h



 



Webinário "Normas APA - 7ª edição", que tem como objetivo explorar as atualizações da 7ª edição das Normas APA e clarificar a sua aplicabilidade na elaboração de trabalhos universitários, dissertações e futuros projetos de investigação. 
Oradores convidados: Prof. Doutora Joana Oliveira, Prof. Doutora Mariana Sousa, Prof. Doutora Sara Cruz e Prof. Doutora Sofia Marques




Equipa na Plataforma Teams  





Organização:
Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto. 



DOIS SÉCULOS DE CONSTITUCIONALISMO ELEITORAL EM PORTUGAL
24 Setembro
Auditório 1


  


APRESENTAÇÃO


O objetivo principal desta iniciativa é assinalar o bicentenário do constitucionalismo em Portugal (1820-2020), em comemoração da revolução liberal e das primeiras eleições constituintes em Portugal, promovendo um encontro científico internacional na área da História Constitucional, em geral, e do parlamentarismo e da democracia eleitoral, em particular. Tendo como referência as revoluções constitucionais na América do Norte (1776), na França (1789) e na Europa e, por último, na América Latina (séc. XIX). As propostas a apresentar devem incidir sobre eleições parlamentares anteriores ou posteriores a essas datas, incluindo as assembleias constituintes, com um particular destaque para o momento constitucional crucial em que se deu a viragem do sistema eleitoral tradicional para o sistema eleitoral moderno. Em suma, o fio condutor será o das eleições parlamentares ao longo dos séculos (desde a Idade Média até aos dias de hoje), que são consideradas o principal instrumento da democracia representativa e de manifestação do ideal da soberania popular. Este evento pretende ser um contributo para a história constitucional e política do parlamento, tendo como ponto de apoio as eleições realizadas para a sua composição.


O exemplo de Portugal (a adaptar a outros países): ainda em 1820 aparecem as primeiras leis eleitorais, realizam-se as eleições para as Cortes constituintes de 1821/22 e altera-se o sistema eleitoral parlamentar, contribuindo para a instituição das modernas assembleias parlamentares, diferentes das assembleias representativas medievais, por serem instituições permanentes baseadas no sufrágio individual, independentemente da origem ou categoria social.




 


PROGRAMA


 


ORGANIZAÇÂO



Logo Lusiada
Logo CEJEA
Logo FD 


Apoios: