Notícias e Eventos / LISTA DE EVENTOS

LUSÍADA OPEN DAY - 17 MARÇO 2020


A Universidade Lusíada – Norte (Porto) irá realizar, no dia 17 de Março de 2020, o Open Day, dedicado aos alunos do ensino secundário, com actividades temáticas, desportivas, psicossociais, culturais e musicais, com o objetivo de informar, esclarecer e transmitir aos potenciais interessados os contextos de formação e desenvolvimento das licenciaturas ministradas na Universidade Lusíada - Norte (Porto).


 


O evento é constituído por visitas a exposições de trabalhos práticos realizados nos vários anos das licenciaturas, pelo contacto com estudantes e professores em ambiente de aulas práticas e pela realização de diversas atividades lúdico-didáticas.


Pretende-se que os nossos convidados venham conhecer os professores, os estudantes, as instalações e alguns dos trabalhos que se desenvolveram nos últimos anos.


Este dia está também aberto à participação de todos os estudantes da Universidade Lusíada.


 


INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS


 

A Lusíada oferecerá o almoço a todos os alunos que se inscreverem e disponibilizará gratuitamente o transporte de ida e volta, entre a Escola e a Universidade, a grupos de estudantes, com limite de 50 pessoas por grupo, desde que acompanhados pelos respetivos professores.
A reserva de transporte deverá ser feita junto de:

 



Dr.ª Sónia Pinto
Tlf: +351 225570876
Email: sonia@por.ulusiada.pt

 
Aula Aberta
"Design com e para pessoas com demência"

18 Novembro
10h30
Auditório 2 

 

 

Aula aberta, no âmbito da UC de Design II, subordinada ao tema "Design com e para pessoas com demência", com a oradora convidada Prof.ª Doutora Rita Maldonado Branco.

 

Organização:
Prof.ª Doutora Benedita Camacho
Prof.ª Doutora Ece Canli

Sessão de Esclarecimento
Núcleos de Estudantes
19 Novembro
11h
Auditório 2 (Biblioteca)


 


Sessão de esclarecimento para os núcleos de estudantes da Universidade Lusíada - Norte (Porto).


 


 

Aula Aberta
Projecto III
27 Novembro
9h
Auditório 2


 


Aula aberta, com os estudantes do 5º ano de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura e Artes, com a oradora convidada Dra. Rosário Machado, Directora da Rota do Românico, para abordar temas relativos à missão da rota, perspectivas futuras e a sua leitura sobre os programas propostos e a propor para os Mosteiros que os alunos estão a trabalhar, assim como a sua visão da intervenção no património


 


Organização:
Prof. Doutor Miguel Malheiro
Faculdade de Arquitectura e Artes


 






Aula Aberta
"Israel, Estados Unidos e França: alianças desavindas na década de sessenta"
27 Novembro
18h
Sala X5


 


Aula aberta, da unidade curricular "Grandes Problemas Contemporâneos", do Mestrado em Relações Internacionais, subordinada ao tema “Israel, Estados Unidos e França: alianças desavindas na década de sessenta” com o orador convidado Prof. Miguel Estanqueiro Rocha.


 


Organização:
Prof.ª Doutora Liliana Reis
Faculdade de Direito






Visita de Estudo
28 e 29 Novembro


Visita de estudo com os estudantes de Arquitectura II, da Faculdade de Arquitectura e Artes, com visitas guiadas à ‘Trienal de Arquitectura – Poética da Razão’ e às conferências ‘Talk, talk, talk’’.


 


Organização 
Prof. Doutor Ricardo Vieira de Melo
Faculdade de Arquitectura e Artes


 

Aula Aberta
Toxicodependência e Criminalidade
13 Dezembro
16h-18h
M5


 

Aula aberta, no âmbito da disciplina de Toxicodependência e Criminalidade, da licenciatura em Criminologia, com as oradoras convidadas Dr.ª Cátia Lima, Psicóloga e membro da equipa técnica de apoio à CDT e Dr.ª Cristina Reis, Jurista, vogal da CDT, e em exercício de delegação de competências da Presidente da CDT.

 

Organização:
Prof.ª Doutora Sílvia Ribeiro
Faculdade de Direito






Aula Aberta
"Programa for2Parents: A intervenção com pais em conflito pós-divórcio"
13 Dezembro
9h-11h
Sala V2



Aula aberta, no âmbito da UC de Psicologia da Justiça, do 3º ano do curso de Psicologia, subordinada ao tema "Programa For2Parents: A intervenção com pais em conflito pós-divórcio", com a oradora convidada Mestre Judite Peixoto.



Organização:
Prof.ª Doutora Olga Cunha
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação 







IV Jornadas de Ideias Políticas
11 e 12 de Março de 2020
"Esquerda e Direita no Séc. XXI"
M3


11 de Março
15.00


Sessão de abertura


15. 30 
Prof. Doutor  Pedro Madeira Froufe (Escola de Direito da Universidade do Minho)
Prof. Doutor Filipe Arede Nunes (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa)
Prof. Doutor André Freire (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa)
Prof. Dr. Francisco Assis (Universidade Lusiada Norte-Porto)


Moderador : Prof. Doutor Ricardo Leite Pinto (Vice-Chanceler das Universidades Lusíada)


 


12 de Março
10 horas


Representantes dos Partidos Políticos com representação parlamentar
(PS, PSD, PCP, Verdes, CDS/PP, PAN, Livre, IL e Chega)


Moderador: Prof. Doutor Manuel Monteiro (Director do curso de RI da Universidade Lusíada Norte-Porto)


 


entrada livre mas sujeita a inscrição prévia 



Organização:

Prof. Doutor Ricardo Leite Pinto
Prof. Doutor Manuel Monteiro


DOIS SÉCULOS DE CONSTITUCIONALISMO ELEITORAL EM PORTUGAL
24 Setembro
Auditório 1


  


APRESENTAÇÃO


O objetivo principal desta iniciativa é assinalar o bicentenário do constitucionalismo em Portugal (1820-2020), em comemoração da revolução liberal e das primeiras eleições constituintes em Portugal, promovendo um encontro científico internacional na área da História Constitucional, em geral, e do parlamentarismo e da democracia eleitoral, em particular. Tendo como referência as revoluções constitucionais na América do Norte (1776), na França (1789) e na Europa e, por último, na América Latina (séc. XIX). As propostas a apresentar devem incidir sobre eleições parlamentares anteriores ou posteriores a essas datas, incluindo as assembleias constituintes, com um particular destaque para o momento constitucional crucial em que se deu a viragem do sistema eleitoral tradicional para o sistema eleitoral moderno. Em suma, o fio condutor será o das eleições parlamentares ao longo dos séculos (desde a Idade Média até aos dias de hoje), que são consideradas o principal instrumento da democracia representativa e de manifestação do ideal da soberania popular. Este evento pretende ser um contributo para a história constitucional e política do parlamento, tendo como ponto de apoio as eleições realizadas para a sua composição.


O exemplo de Portugal (a adaptar a outros países): ainda em 1820 aparecem as primeiras leis eleitorais, realizam-se as eleições para as Cortes constituintes de 1821/22 e altera-se o sistema eleitoral parlamentar, contribuindo para a instituição das modernas assembleias parlamentares, diferentes das assembleias representativas medievais, por serem instituições permanentes baseadas no sufrágio individual, independentemente da origem ou categoria social.




 


PROGRAMA


 


ORGANIZAÇÂO



Logo Lusiada
Logo CEJEA
Logo FD 


Apoios: