Professor João Rapagão Orienta "Passeios In|Disciplinados pela Obra de Álvaro Siza"

05/12/2019 10:12

Professor João Rapagão Orienta

Professor João Rapagão Orienta "Passeios In|Disciplinados pela Obra de Álvaro Siza" 

O Arquitecto João Paulo Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto), orientou, a 3 de Dezembro de 2019, a visita a projectos e obras do Arquitecto Álvaro Siza, convidado pela Talkie-Walkie e pelo Museu de Serralves.

A visita "Rumo a Norte pela Costa Atlântica" é a primeira de quatro que integram o programa "Passeios In|Disciplinados pela Obra de Álvaro Siza", paralelo à mostra "Álvaro Siza - In|Disciplina" exposta no Museu de Serralves até 2 de Fevereiro de 2020. A exposição celebra trinta anos de projectos e obras realizados entre 1954 e 2019, desde o período da sua formação inicial ao da sua afirmação autoral.

Convidado a orientar o primeiro dos Passeios In|Disciplinados, na qualidade de especialista em Álvaro Siza, o Arquitecto João Paulo Rapagão apresentou, enquadrou e explicitou os valores culturais e instrumentais presentes nas "Quatro Casas", em Matosinhos (1954-57), na "Casa Alves dos Santos", na Póvoa de Varzim (1964-70), na "Casa Beires", na Póvoa de Varzim (1973-76), e na "Agência Bancária" em Vila do Conde (1978-86).

A visita representou uma rara oportunidade para visitar o que a exposição apresenta, nomeadamente os interiores e jardins das casas, espaços inacessíveis ao público, e conversar com quem tem a função de habitar e cuidar de lugares que se tornaram ícones da longa carreira do Arquiteto Álvaro Siza. 

A visita contou com a presença de membros do Conselho de Administração da Fundação de Serralves.

Fotografias de Matilde Seabra|Talkie-Walkie

https://www.serralves.pt/pt/actividades/passeios-in-disciplinados-pela-obra-de-alvaro-siza/

https://www.serralves.pt/pt/actividades/alvaro-siza-in-disciplina/

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar