Palestra do Professor Miguel Malheiro sobre a Intervenção Patrimonial na "Ponte do Arco", Marco de Canaveses

02/12/2019 14:12

Palestra do Professor Miguel Malheiro sobre a Intervenção Patrimonial na

Palestra do Professor Miguel Malheiro sobre a Intervenção Patrimonial na "Ponte do Arco", Marco de Canaveses
 
No passado dia 30 de Novembro, o Prof. Doutor Miguel Malheiro, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto), participou na palestra sobre “A intervenção patrimonial na Ponte do Arco”, realizada no lugar do Arco no Município do Marco de Canaveses, sobre o rio Ovelha, num evento organizado pela "Rota do Românico" e pela Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP).
 
A palestra consistiu na apresentação da profunda intervenção de conservação, salvaguarda e valorização da Ponte do Arco à população local, ponte medieval com um alçado em forma de cavalete, elemento raro no património arquitectónico civil público em Portugal, classificada como Imóvel de Interesse Público. 
 
O projecto de arquitectura foi explicado pelo seu autor, o Professor Miguel Malheiro, tendo consistido essencialmente numa operação de resgate da sua imagem original, decorrente do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar, onde se promoveu a correcção dos seus problemas estruturais e potenciação da sua vocação cultural e turística.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar