/ / CURSOS DE VERÃO

Publicado 20.06.2017
Publicado 24.02.2016
  • Escola de Verão em Ciências Espaciais, Summer School Alpbach 2016

    A pedido do Agência Espacial Austríaca (Austrian Aeronautics and Space Agency), a FCT divulga a edição de 2016 da escola de verão em Ciências Espaciais, Summer School Alpbach, dirigida a estudantes de licenciatura das áreas das Ciências Exatas e Engenharias. A escola de Verão decorre de 12 a 21 de julho, em Alpbach, no Tirol austríaco.

    Nesta que será a 40ª edição, 60 estudantes europeus terão oportunidade de, ao longo de 10 dias, assistir a aulas administradas por investigadores de topo na área das Ciências do Espaço, e, sobretudo, de definir e conceber uma missão espacial, sob orientação dos investigadores e engenheiros de renome na área.

    O tópico da Escola de Verão Alpbach 2016 é o ciclo global da água. Os estudantes serão desafiados a conceber e planear missões de satélite inovadoras, que contribuam para melhorar a observação de elementos críticos do ciclo da água: desde os objetivos da missão, ao desenho de uma nave e dos instrumentos científicos a bordo. 
    A presença de água no planeta Terra, quer em estado líquido, quer em estado sólido, é uma das suas características marcantes, um pré-requisito absoluto para a existência de Vida.

    Os estudantes interessados devem submeter candidaturas online (http://www.summerschoolalpbach.at/index.php?file=insert.php), até 31 março.
    Para mais informação sobre a escola de Verão Alpbach, é favor consultar o site (http://www.summerschoolalpbach.at/index.php?file=start_uk.php).

    A participação na escola de Verão acarreta uma propina de inscrição de €400 (para material do curso, acesso a computadores, e-mail e internet, vouchers diários para café e jantar).
    Acresce um custo estimado em €450-500 para alojamento, e ainda as despesas de viagem.

Publicado 18.02.2016
  • “15ª Academia de Verão de Olímpia sobre Política e Estudos Internacionais”, que terá lugar de 11 a 21 de julho de 2016, em Nafplion, Grécia
    Candidaturas abertas até 30 de Abril, sendo que, se enviadas até 10 de Março, beneficiam de uma redução na taxa de matrícula.

    Informação adicional encontra-se disponível nos documentos anexos, bem como no site www.olympiasummeracademy.org e pelo email olympia@navarinonetwork.org (Sra. Aspa Kyriaki).

Última actualização: 2017-06-20 12:10