FCEE :: PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA SAÚDE

 

BROCHURA

 


Direção Científica

Dulce Pinto, Dra.
Flora Moura, Prof.ª Doutora
Rui Nunes, Prof.º Doutor


Apresentação

O objetivo desta Pós-Graduação é de contribuir qualificadamente para tornar o sector da saúde mais eficiente e competitivo e, assim, propiciar uma formação de excelência, preparando profissionais para saber gerir organizações de saúde, com vista ao desenvolvimento das aptidões e conhecimentos necessários para a função, sem nunca perder de vista a complexidade do sector e a importância da relação da universidade.


Objetivos

Adquirir aptidões e conhecimentos técnicos que habilitem para a atuação profissional nas instituições de saúde; Obter conhecimentos sobre os sistemas de saúdes, reformas e políticas de saúde; Compreender os princípios de gestão e administração de instituições de saúde; Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de saúde; Desenvolver competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na gestão de desempenho e gestão do conhecimento; Aprender o processo de implementação de um sistema de qualidade em saúde; Saber aplicar técnicas e instrumentos de gestão para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições de saúde; Ser capaz de promover o desenvolvimento pessoal e fomentar a aprendizagem ao longo da vida.


Destinatários

Podem candidatar-se a esta pós-graduação os licenciados em Economia, Gestão, Administração Pública, bem como médicos e outros profissionais licenciados na área das Ciências da Saúde, com forte experiência executiva, que pretendam desenvolver as suas competências no domínio da gestão da saúde, sem penalizarem significativamente a vertente profissional ou pessoal/familiar.


Titulação

A presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação conferem o direito à passagem de um certificado de pós-graduado em Administração e Gestão da Saúde. Os estudantes que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Plano de estudos

Unidades Curriculares Trabalho presencial (horas) AUTÓNOMO ECTS(*) Docentes
T OT Total

Análise e Avaliação de Investimentos

8 5 13 30 2 Mestre Fernando Cardoso

Comportamento Organizacional

8 4 12 25 2 Profª. Doutora Isabel Torres

Contabilidade e Controlo de Gestão

12 5 17 35 3 Prof. Doutor Júlio Pinto da Costa

Direito da Saúde

8 4 12 25 2 Prof. Doutor Francisco Castelo Branco

Economia da Saúde e Finanças

12 5 17 35 3 Prof. Doutor Fernando Almeida

Ética, Deontologia e Responsabilidade Social

8 4 12 25 2 Prof. Doutor Rui Nunes

Gestão Estratégica na Saúde

4 4 8 25 2 Dr. António Barbosa
4   4 Dra Dulce Pinto (Enf)

Gestão de Operações, Logística e Inovação

8 5 13 35 3 Dra Célia Pedro
4   4 Dr. Miguel Pinto Vaz (Enf)

Gestão da Qualidade

4 4 8 25 2 Prof. Doutora Flora Moura
4   4 Dr. Vitor Machado (Enf)

Gestão de Recursos Humanos e Liderança

8 5 13 25 2 Prof. Doutora Flora Moura

Governação Clínica

8 4 12 25 2 Prof. Doutor António Ferreira

Marketing da Saúde

8 4 12 25 2 Prof. Doutor Pedro Rodrigues

Métodos Estatísticos

8 5 13 30 2 Profª. Doutora Erika Laranjeira

Modelos de Gestão Hospitalar

8 5 13 35 3 Prof. Doutor António Tavares
4   4 Drª. Amélia Cunha (Enf)

Planeamento Estratégico em Saúde

4 5 9 25 2 Prof. Doutor Carlos Martins
4   4 Dr. José Ribeiro  (Enf)

Políticas e Sistemas da Saúde

8 5 13 25 2 Prof. Doutor Júlio Pinto da Costa

Sistemas de Informação em Saúde

4 5 9 25 2 Mestre Miguel Guerreiro
4   4 Dra. Eva Salgado

Regulação da Saúde

8 4 12 25 2 Prof. Doutor Rui Nunes
Seminário 4   4   1 Convidados  (Enf)

Conferência

4   4     Convidados  (Enf)

 

168 82 250 500 41  

(*) A atribuição de unidades de crédito ECTS às unidades curriculares em referência tem como finalidade quantificar um determinado volume de trabalho (que compreende as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo), não garantindo só por si a sua transferência ou creditação em outro curso, superior ou não, nem o seu reconhecimento por parte de qualquer entidade.


Docentes

Dra. Amélia Cunha: Licenciada em Enfermagem, Mestre em Enfermagem Comunitária, Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde – Universidade Lusíada – Norte; Enfermeira Especialista – IPO – Porto.

Dr. António Barbosa: Licenciado em Economia pela FEUC; Contabilista Certificado; Pós-graduação em Economia Financeira, Universidade Lusíada; Diploma de Estudos Avançados, Universidade da Corunha; Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE; Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (2010/12); Assistente Convidado da Universidade Lusíada – Norte (VN Famalicão) (1989/2016)

Doutor António Ferreira: Doutor em Medicina; Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, EPE; Coordenador da comissão de reforma hospitalar.

Doutor António Tavares: Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona; Licenciado em Direito pela Universidade Lusófona; Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto; Diretor Geral do TECMAIA; Presidente da Direção da TEC-PARQUES; Presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada e do Centro Hospitalar Conde Ferreira.

Dra. Célia Pedro: Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Percurso profissional na área da distribuição e logística, ao longo de 20 anos, tendo como foco a otimização em toda a cadeia de abastecimento (CA); Projetos em vários domínios da CA - Gestão de stocks e aprovisionamento, Logística Inversa, Canal grossista, Online, Logística Internacional; Docente convidada no MBA Executivo - Gestão de Operações e Cadeia de Abastecimento na Universidade Lusíada – Norte.

Dra. Dulce Pinto: Licenciada em Enfermagem; Doutoranda em Administração de Empresas e Comércio Internacional na Universidade da Extremadura - Espanha; Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde – Universidade do Minho; Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI – Porto Oriental.

Doutora Erika Laranjeira: Doutorada em Economia da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professora da Universidade Lusíada – Norte; Investigadora nas áreas da Economia da Saúde e Finanças Públicas.

Dra. Eva Salgado: Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, Faculdade de Ciências Sociais; Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian; Pós-graduada em Geriatria e Gerontologia - com conclusão do ano curricular de Doutoramento – pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Porto/Universidade de Aveiro. Enfermeira Graduada Administração Regional do Norte – Agrupamento de Centro de Saúde Cávado II: Cabreira/Gerês: Unidade de Saúde AmareSaúde.

Doutor Fernando Almeida: Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Doutor em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciado em Direito pela Universidade do Porto; Professor Catedrático da Universidade Lusíada – Norte.

Mestre Fernando Cardoso: Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancária; Árbitro Tributário.

Doutora Flora Moura: Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Gaia; Técnica Superior Principal do Quadro da ARS Norte; Professora da Universidade Lusíada – Norte.

Doutor Francisco Castelo Branco: Doutor em Ciência Política e Administração pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Administração Pública pela Universidade do Minho; Pós-Graduado em Administração Pública; Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Mesário da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Doutora Isabel Torres: Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Professora da Universidade Lusíada – Norte.

Dr. José Ribeiro: Licenciado em Enfermagem, Curso de estudos superiores especializados em Enfermagem Médico – Cirúrgica, Pós-graduação em Gestão e Administração Hospitalar e Pós-graduação em Bioética, Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, Curso de formação de formadores e o título de especialista na docência atribuído pela UFP. Enfermeiro Diretor no Centro Hospitalar Tâmega (CHTS), Presidente da Associação dos Diretores de Enfermagem (2018–2019).

Doutor Júlio Pinto da Costa: Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa; Mestre em Saúde Pública pelo ICBAS; Licenciado em Economia pela FEP; Administrador da Administração Regional de Saúde do Norte; Administrador de Empresas Públicas e Privadas; Administrador Judicial; Consultor na área de projetos de investimento e gestão.

Mestre Miguel Guerreiro: Diretor do Instituto Lusíada de Serviços às Empresas (ILS-Empresas); Investigador nas áreas dos Sistemas de Informação e Knowledge Management; Diretor Financeiro da APEES; Docente da Universidade Lusíada Norte desde 1994 para as áreas dos Sistemas de Informação e Informática de Gestão; Licenciado em Gestão, Mestre em Contabilidade e Auditoria.

Dr. Miguel Pinto Vaz: Licenciado em Enfermagem pela Universidade Fernando Pessoa – Ponte de Lima; Docente - Assistente convidado - no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Formador em várias entidades; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

Doutor Pedro Rodrigues : Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre em Gestão de Marketing pelo IPAM; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Investigador na área das marcas, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes.

Doutor Rui Nunes: Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Doutor em Medicina, área Bioética (FMUP); Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Diretor do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP; Primeiro doutorado em todo o espaço lusófono na área da bioética – presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética.

Dr. Vitor Machado: Licenciado em Enfermagem, Docente Universitário - Instituto Politécnico de Bragança; Enfermeiro Coordenador do Hospital de Valpaços.


Avaliação

Ensino presencial: é exigida a presença em, pelo menos, 70% das aulas de cada módulo.
Os estudantes serão avaliados por exames e/ou trabalho no final de cada módulo.


Prazos e horário

Candidaturas e Inscrições: até 30 de setembro 2020;
O curso inicia em 16 de outubro de 2020 e decorrerá até 23 de maio de 2021.


Duração

O curso só funcionará com um número mínimo de estudantes inscritos.
O curso tem um total de 250h de aulas (horas de contacto) a ministrar ao longo do ano letivo.
Horário de funcionamento do curso: as aulas decorrerão na Universidade Lusíada (Porto e Famalicão) durante a semana em horário pós-laboral (sextas-feiras das 18h30/22h30) e aos sábados (das 9h00/13h00 e 14h30/19h30).


Locais de funcionamento

Universidade Lusíada – Norte (Porto) e Campus de Vila Nova de Famalicão.


Propina e condições de pagamento

Candidatura: 105,00€;
Propina de frequência – 2.500,00€. A propina é única, podendo realizar-se o seu pagamento em duas frações: a primeira prestação, no valor de 1.250,00€, a pagar no ato da matrícula e a segunda prestação, no valor do remanescente, a pagar até final do mês de janeiro de 2021;
Condições Especiais: 1) A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição, ou de 15% para três ou mais inscrições. 2) Os graduados pela Universidade Lusíada beneficiarão de um desconto de 10%; 3) Aos membros da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e APAH será concedido um desconto de 10%. 4) Os descontos referidos nos pontos anteriores não são acumuláveis; em caso de concurso aplica-se o mais favorável ao estudante;
Seguro escolar: 55,00€.

Documentação

Cópia do Certificado de Habilitações;
Curriculum, científico e académico;
Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia;
Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web).


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.



Contactos

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2020-07-09 12:15