BROCHURA
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Para efeitos de Qualificação Profissional, a Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde, confere 3.5 Créditos de Desenvolvimento Profissional para acesso à atribuição de Competência Acrescida Avançada em Gestão.
Dulce Pinto, Dr.ª
Flora Moura, Prof.ª Doutora
Rui Nunes, Prof.º Doutor
O objetivo desta Pós-Graduação é de contribuir qualificadamente para tornar o sector da saúde mais eficiente e competitivo e, assim, propiciar uma formação de excelência, preparando profissionais para saber gerir organizações de saúde, com vista ao desenvolvimento das aptidões e conhecimentos necessários para a função, sem nunca perder de vista a complexidade do sector e a importância da relação da universidade.
Adquirir aptidões e conhecimentos técnicos que habilitem para a atuação profissional nas instituições de saúde; Obter conhecimentos sobre os sistemas de saúdes, reformas e políticas de saúde; Compreender os princípios de gestão e administração de instituições de saúde; Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de saúde; Desenvolver competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na gestão de desempenho e gestão do conhecimento; Aprender o processo de implementação de um sistema de qualidade em saúde; Saber aplicar técnicas e instrumentos de gestão para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições de saúde; Ser capaz de promover o desenvolvimento pessoal e fomentar a aprendizagem ao longo da vida.
Podem candidatar-se a esta pós-graduação os licenciados em Economia, Gestão, Administração Pública, bem como médicos e outros profissionais licenciados na área das Ciências da Saúde, com forte experiência executiva, que pretendam desenvolver as suas competências no domínio da gestão da saúde, sem penalizarem significativamente a vertente profissional ou pessoal/familiar.
Ensino: exigida a presença, física e/ou a distância, em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Regime de avaliação: Avaliação contínua com exame final escrito obrigatório em cada unidade curricular.
Avaliação presencial, sempre que compreenda a realização de pontos escritos.
A presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação conferem o direito à passagem de um certificado de pós-graduado em Administração e Gestão da Saúde. Os estudantes que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.
Unidades Curriculares | Trabalho presencial (horas) | AUTÓNOMO | ECTS(*) | Docentes | ||
T | OT | Total | ||||
Análise e Avaliação de Investimentos |
8 | 5 | 13 | 30 | 1 | Mestre Fernando Cardoso |
Comportamento Organizacional |
8 | 4 | 12 | 25 | 2 | Mestre Amélia Cunha |
Contabilidade e Controlo de Gestão |
12 | 5 | 17 | 35 | 1 | Prof. Doutor Júlio Pinto da Costa |
Direito da Saúde |
8 | 4 | 12 | 25 | 1 | Prof. Doutor Francisco Castelo Branco |
Economia da Saúde e Finanças |
12 | 5 | 17 | 35 | 2 | Prof. Doutor Fernando Almeida |
Ética, Deontologia e Responsabilidade Social |
8 | 4 | 12 | 25 | 1 | Prof. Doutor Rui Nunes |
Gestão Estratégica na Saúde |
4 | 4 | 8 | 25 | 1 | Dra Dulce Pinto |
Gestão da Qualidade |
4 | 4 | 8 | 25 | 2 | Dr. Vitor Machado |
Gestão de Operações, Logística e Inovação |
8 | 5 | 13 | 35 | 2 | Dra Célia Pedro |
4 | 4 | Dr. Miguel Pinto Vaz | ||||
Gestão de Recursos Humanos e Liderança |
8 | 5 | 13 | 25 | 2 | Prof. Doutora Flora Moura |
Governação Clínica |
8 | 4 | 12 | 25 | 2 | Prof. Doutor António Ferreira |
Marketing da Saúde |
8 | 4 | 12 | 25 | 1 | Prof. Doutor Pedro Rodrigues |
Métodos Estatísticos |
8 | 5 | 13 | 30 | 2 | Profª. Doutora Erika Laranjeira |
Modelos de Gestão Hospitalar |
8 | 5 | 13 | 35 | 1 | Prof. Doutor António Tavares |
4 | 4 | Mestre Olga Couto | ||||
Planeamento Estratégico em Saúde |
4 | 5 | 9 | 25 | 2 | Prof. Doutor Carlos Martins |
4 | 4 | Dr. José Ribeiro | ||||
Políticas e Sistemas da Saúde |
8 | 5 | 13 | 25 | 2 | Prof. Doutor Júlio Pinto da Costa |
Sistemas de Informação em Saúde |
4 | 5 | 9 | 25 | 2 | Mestre Miguel Guerreiro |
4 | 4 | Mestre Filomena Maia | ||||
Regulação da Saúde |
8 | 4 | 12 | 25 | 1 | Prof. Doutor Rui Nunes |
Seminário | 4 | 4 | 1 | Convidados (Enf) | ||
Conferência |
4 | 4 | 1 | Convidados (Enf) | ||
|
168 | 82 | 250 | 500 | 30 | |
(*) A atribuição de unidades de crédito ECTS às unidades curriculares em referência tem como finalidade quantificar um determinado volume de trabalho (que compreende as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo), não garantindo só por si a sua transferência ou creditação em outro curso, superior ou não, nem o seu reconhecimento por parte de qualquer entidade. |
Mestre Amélia Cunha: Licenciada em Enfermagem,
Mestre em Enfermagem Comunitária, Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde
– Universidade Lusíada – Norte; Enfermeira Especialista – IPO – Porto.
Prof. Doutor António Ferreira: Doutor em Medicina; Professor da Faculdade de Medicina do Porto; Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, EPE; Coordenador da comissão de reforma hospitalar.
Prof. Doutor António Tavares: Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona; Licenciado em Direito pela Universidade Lusófona; Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto; Diretor Geral do TECMAIA; Presidente da Direção da TEC-PARQUES; Presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada e do Centro Hospitalar Conde Ferreira.
Prof. Doutor Carlos Martins: Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão; Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor.
Dra. Célia Pedro: Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Percurso profissional na área da distribuição e logística, ao longo de 20 anos, tendo como foco a otimização em toda a cadeia de abastecimento (CA); Projetos em vários domínios da CA - Gestão de stocks e aprovisionamento, Logística Inversa, Canal grossista, Online, Logística Internacional; Professora convidada no MBA Executivo _ Gestão de Operações e Cadeia de Abastecimento na Universidade Lusíada – Norte
Dra Dulce Pinto: Licenciada em Enfermagem; Doutoranda em Administração de Empresas e Comércio Internacional, na Universidade da Extremadura - Espanha; Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde – Universidade do Minho; Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI – Porto Oriental.
Prof.ª Doutora Erika Laranjeira: Doutorada em Economia da Saúde, na Faculdade de Economia do Porto; Professora da Universidade Lusíada – Norte; Investigadora nas áreas da Economia da Saúde e as Finanças Públicas.
Prof. Doutor Fernando Almeida: Licenciado em Economia pela Universidade do Porto; Doutor em Economia pela Universidade de Santiago Compostela; Licenciado em Direito pela Universidade do Porto; Professor Catedrático da Universidade Lusíada do Porto.
Mestre Fernando Cardoso: Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancária; Árbitro Tributário.
Mestre Filomena Maia: Doutoranda do Programa Doutoral de Investigação Clínica e Serviços de Saúde – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Mestrado em Ciências de Enfermagem, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto - conclusão do programa curricular em 1997; Licenciatura em Enfermagem - Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, concluída a 17 de maio de 1995 com a média final de 16,6 valores, na Universidade Católica Portuguesa – Braga.
Prof.ª Doutora Flora Moura: Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Gaia; Técnica Superior Principal do Quadro da ARS Norte; Professora da Universidade Lusíada – Norte.
Prof. Doutor Francisco Castelo Branco: Doutor em Ciência Política e Administração pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Administração Pública pela Universidade do Minho; Pós-Graduado em Administração Pública; Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Mesário da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Dr. José Ribeiro: Licenciado em Enfermagem, Curso de estudos superiores especializados em Enfermagem Médico – Cirúrgica, Pós-graduação em Gestão e Administração Hospitalar e Pós-graduação em Bioética, Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, Curso de formação de formadores e o titulo de especialista na docência atribuído pela UFP. Enfermeiro Diretor no Centro Hospitalar Tâmega (CHTS), Presidente da Associação dos Diretores de Enfermagem (2018–2019).
Prof. Júlio Pinto da Costa: Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa; Mestre em Saúde Pública pelo ICBAS; Licenciado em Economia pela FEP; Administrador da Administração Regional de Saúde do Norte; Membro do Conselho de Administração e Administrador Delegado do Hospital de S. João; Administrador de Empresas Públicas e Privadas; Administrador Judicial; Consultor na área de projetos de investimento e gestão.
Mestre Miguel Guerreiro: Doutorando na Universidade Lusíada; Diretor do Instituto Lusíada de Serviços às Empresas (ILS-Empresas); Investigador nas áreas dos Sistemas de Informação e Knowledge Management; Diretor Financeiro da APEES; Docente da Universidade Lusíada Norte desde 1994 para as áreas dos Sistemas de Informação e Informática de Gestão; Licenciado em Gestão, Mestre em Contabilidade e Auditoria.
Dr Miguel Pinto Vaz: Licenciado em Enfermagem pela Universidade Fernando Pessoa – Ponte de Lima; Docente - Assistente convidado - no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Formador em várias entidades; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Mestre Olga Couto: Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria - Porto; Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Coordenadora da Unidade; Mestrado em Enfermagem de Reabilitação; Pós-graduação em gestão e administração dos serviços de saúde; Pós - graduação em enfermagem avançada; docente convidado na Escola Superior de Saúde de Santa Maria-Porto.
Prof. Pedro Rodrigues : Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre Gestão de Marketing pelo IPAM; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Professor no MBA Executivo – Gestão de Operações e Cadeia de Abastecimento na Universidade Lusíada – Norte; Investigador na área das marcas, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; Consultor Sénior da Portugal Telecom.
Prof. Rui Nunes: Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Doutor em Medicina área Bioética (FMUP); Licenciatura Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Diretor do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP; Primeiro doutorado em todo o espaço lusófono na área da bioética – presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética.
Prof. Vitor Machado: Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro; Licenciado em Enfermagem; Professor Universitário; Enfermeiro Coordenador do Hospital de Valpaços.O curso só funcionará com um número mínimo de alunos inscritos.
O curso tem um total de 250h de aulas (horas de contato) a ministrar ao longo do ano letivo.
Horário de funcionamento do curso: as aulas decorrerão na Universidade Lusíada (Porto e Famalicão) durante a semana em horário pós-laboral (sextas-feiras das 18h3 às 22h30) e aos sábados (das 9h00 às 13h00 e 14h30 às 19h30).
Candidaturas : até 30 de setembro 2021;
O curso inicia em outubro de 2021 e decorrerá até maio de 2022.
Candidatura: 0€;
Inscrição: 105,00€;
Propina de frequência – 2.500,00€. A propina é única, podendo realizar-se o seu pagamento em duas frações: a primeira prestação no valor de 1.250,00€ a pagar no ato da matrícula e a segunda prestação, no valor do remanescente, a pagar até final do mês de janeiro de 2022;
Condições Especiais: 1) A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição, ou de 15% para três ou mais inscrições. 2) Os graduados pela Universidade Lusíada beneficiarão de um desconto de 10%; 3) Aos membros da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e APAH será concedido um desconto de 10%. 4) Os descontos referidos nos pontos anteriores não são acumuláveis; em caso de concurso aplica-se o mais favorável ao estudante;
Seguro escolar: 55,00€;
Cópia do Certificado de Habilitações;
Curriculum, científico e académico;
Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia;
Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web).
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>