FCEE :: MBA EXECUTIVO

 

BROCHURA

 


Direção Científica

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora


Apresentação

O MBA Executivo é um projeto de formação avançada concebido à medida das necessidades da região onde se insere. Consiste:

  • Unidade 0 (opcional) - aproximação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras áreas do saber, diferentes das ciências sociais;
  • Unidades 1 a 4 - áreas fundamentais da gestão - estratégia, finanças empresariais, marketing e gestão de operações;
  • Unidades de suporte alinhados com um plano de negócios;
  • Avaliação através da apresentação de um plano de negócios perante um júri de empresários, business angels e banca, destinado a escrutinar grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negócio.

A proposta de valor deste MBA focaliza-se:

  • No Networking empresarial (admissão de participantes oriundos de variados setores de atividade com formações e experiências prévias diversificadas);
  • Na resposta às necessidades das PME que compõem maioritariamente o tecido empresarial português e europeu;
  • No destinatário, permitindo conciliar a vida profissional com a exigência de um MBA de alto nível, em horário compatível com a permanência na empresa;
  • Na creditação de unidades curriculares do MBA em Mestrados de Gestão ou de Marketing em funcionamento na Universidade Lusíada - Norte.

“Tem espírito de iniciativa e vocação empresarial?
Vive a pensar em formas inovadoras para criar valor e melhorar ou transformar a sua organização?
Então este MBA é para si!”


Objetivos

Criação e atualização de competências e conhecimentos nas áreas de gestão e administração de empresas altamente competitivas através de um programa inovador em gestão de negócios.

A escala e velocidade em que os modelos de negócio transformam, hoje, o panorama industrial não tem precedentes. Modelos que revolucionaram o negócio da música online (i-Tunes), das chamadas telefónicas grátis (Skype) ou da mobilidade (Uber) demonstram que o desafio reside em modelos de negócio inovadores que criam valor para as empresas, clientes e sociedade.

Destinatários

Licenciados em Gestão, Economia, Marketing, Engenharia, ou em áreas científicas próximas ou afins.


Titulação

A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de MBA Executivo. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Plano de estudos

Unidade 0 – Uniformização de Conhecimentos (8 horas) - Módulo opcional para destinatários provenientes de outras áreas de formação diferentes das ciências empresariais. Neste módulo serão abordados temas relacionados com as áreas nucleares do MBA, tais como as finanças e a estratégia.


Áreas Fundamentais

Estratégia Empresarial (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo do MBA tem como objetivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.

Finanças Empresariais (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo visa dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresentam-se os principais instrumentos derivados e suas características e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.

Marketing (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo tem um duplo objetivo: por um lado fornecer a atitude e o pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing.

Gestão de Operações e Logística (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo incidirá sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logística; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization.


Módulos Constituintes do Plano de Negócios

Modelo de Negócios e Inovação (8 horas) - Durante o MBA Executivo os estudantes irão desenvolver um projeto aplicado à resolução de um desafio de uma empresa, que permitirá integrar os conhecimentos obtidos ao longo do ano. Cada participante irá selecionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. Neste módulo serão abordados diversos modelos de negócio e práticas inovadoras.

Omni Channel (8 horas) - Nós somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vários canais – aplicações móveis, lojas on-line, catálogos, lojas físicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este módulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão.

Gestão da Relação com Clientes (8 horas) - Este módulo aborda a importância da gestão das relações com os clientes, dando especial enfâse à segmentação e escolha do target, assim como à implementação de modelos de customer relationship management (CRM).

Pessoas (8 horas) - Empresas disruptivas possuem líderes disruptivos porque líderes disruptivos constroem e sedimentam organizações disruptivas o que pressupõe um alinhamento sistêmico de propósito entre liderança e organização. Este módulo aborda conceitos da psicologia positiva, inteligência emocional e liderança estratégica, organizacional e situacional, assim como a importância de atrair e manter talento.

Comunicação e Redes Sociais (8 horas) - De acordo com um estudo da Microsoft a capacidade de atenção de um peixe dourado é, em média, de nove segundos e a do ser humano é hoje 8 segundos. Comunicar eficazmente e nos meios adequados é hoje fundamental para as organizações. Neste módulo serão exploradas técnicas de comunicação e desvendados os segredos das redes sociais e como tirar o melhor partido destas ferramentas.

Análise Económica e Financeira do Plano de Negócios (8 horas) - A viabilidade económica e financeira do plano é crucial para que o mesmo tenha sucesso na obtenção de apoios, tanto a nível de candidaturas ao Portugal 2020, como na banca ou através de capital de risco. Este módulo aborda os principais modelos de análise económica e financeira.


Masterclasses & Case Studies (12h)
As materclasses &  case studies consistem num programa de aprendizagem ativa que acompanha todo o MBA executivo e incide num conjunto de iniciativas promovidas pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa que visam a aquisição de competências multidisciplinares relacionadas com o empreendedorismo, inovação e criatividade. Estas masterclasses serão dadas por especialistas convidados.


Docentes

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora) - Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido); Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão; Professora Auxiliar e investigadora nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor; Consultora de empresas; Colaboradora regular da William Battle Learning (Reino Unido)  e da Real Consulting (Angola).

Carlos Martins - Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão; Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor.

Paulo Cardoso - Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2003); Reconhecimento do título para o território português atribuído pela Universidade do Minho; Aptidão Científica para a Investigação (Suficiência Investigadora) no âmbito do Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2000); Conclusão e defesa pública da respetiva Tesina; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada – Norte. Licenciatura em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa.
 
Pedro Rodrigues - Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Professor Auxiliar da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; Consultor Sénior da Portugal Telecom.

Adelaide Silva - Doutora em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro; Licenciada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro; Professora Auxiliar da Universidade Lusíada – Norte.

Vasco Leite - Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada – Norte; Investigador; Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Flora Moura - Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Gaia; Técnica Superior Principal do Quadro da ARS Norte; Professora da Universidade Lusíada – Norte.

Joel Vaz - Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP e é atualmente Head of e-Commerce & Digital Marketing das marcas Lion of Porches e Decenio e Professor Auxiliar na Universidade Lusíada - Norte.

Fernando Cardoso - Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancária; Árbitro Tributário.


Avaliação

Ensino presencial: Presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular.

Regime de avaliação: Avaliação contínua e exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular. Os módulos constituintes do plano de negócios serão avaliados através do Projeto, que consistirá na elaboração do plano de negócios que o estudante deverá apresentar e defender perante um Júri.

Creditação

As unidades curriculares da componente Áreas Fundamentais - “Finanças Empresariais”, “Estratégia Empresarial”, “Marketing”, “Gestão de Operações e Logística”, são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;


Prazos e horário

Candidaturas: até 30 de setembro de 2020
Início de aulas: Outubro de 2020


Duração

A duração total do curso de MBA é de 200 horas e decorrerá ao longo do ano letivo.


Locais de realização

Universidade Lusíada – Norte, Porto; Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão


Propina e condições de pagamento

Candidatura: 105€
Propina: 2.000€
Comparticipação no seguro escolar: 55€


Documentação

Cópia do Certificado de Habilitações;
Curriculum, científico e académico;
Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia;
Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web).


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Contactos

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2020-03-11 16:39