Cursos / Pós-Graduação / 2013-2014 / FCEE :: PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING FARMACÊUTICO


Brochura


APRESENTAÇÃO

A Investigação Científica e o Marketing constituem os pilares da Indústria Farmacêutica, sendo que a Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico da Universidade Lusíada visa assegurar o domínio deste último. Numa época desafiante, em que surgem novos constrangimentos, possibilidades e caminhos para quem prescreve, paga e consome os medicamentos, perceber a decorrente alteração nos comportamentos de prescritores e consumidores, exige o mais completo domínio dos modernos conceitos e instrumentos de marketing farmacêutico. É disto que trata este curso de pós-graduação, ministrado por um corpo docente de excelência, composto por profissionais altamente qualificados e reconhecidos no universo empresarial farmacêutico pelos stakeholders, quer pela sua ampla experiência no sector, quer pelo seu conhecimento privilegiado da atual indústria farmacêutica.

 

COORDENAÇÃO

Prof. Doutor Dário Félix Oliveira Rodrigues
Dr. Luís Pires Fatela

 

OBJECTIVOS

A Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico da UL cumpre os seguintes objectivos: observar múltiplas fontes de informação e a respectiva pertinência na óptica de marketing; compreender o impacte das mais recentes tecnologias de processamento e transmissão de dados na indústria e no mercado farmacêutico; entender como os “pacientes” estão a tornar-se impacientes e como lidar com os novos desafios criados por esta mudança; perceber como comunicar interna e externamente para conquistar os colaboradores, os media e a opinião pública; analisar rumos alternativos no mercado e oportunidades de lançamento de novas tecnologias de saúde e até de novos empreendimentos; suscitar confiança nos benefícios dos produtos, partindo daquilo que prescritores e consumidores valorizam nos serviços prestados; examinar princípios éticos fundamentais e garantir o enquadramento legal das atividades de marketing farmacêutico.

 

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduaçãoem Marketing Farmacêutico destina-se a titulares de graus académicos de nível superior, sobretudo nas áreas de Gestão, Marketing e Ciências da Saúde, que desejem reunir uma sólida base de conhecimentos visando a sua entrada neste atraente sector.

 

PLANO CURRICULAR E CORPO DOCENTE

Unidades Curriculares

H

Corpo Docente

1º SEMESTRE

 

 

Legislação e Regulamentação Farmacêutica

12

Prof. Doutor Pedro Freitas

Comunicação Institucional e Media Training

16

Dr.ª Dina Matos Ferreira

Gestão de Produto

24

Dr. Luís Pires Fatela

Campanhas de Marketing Farmacêutico

16

Dr.ª Dina Matos Ferreira

2º SEMESTRE

 

 

Marketing & E-Business Farmacêutico

20

Prof. Doutor Dário Rodrigues

Avaliação Económica dos Medicamentos

16

Mestre Helena Estrela da Silva

Gestão de Equipas de Informação Médica

16

Dr. Luís Pires Fatela

TOTAL (horas)

120H

 

 

SEMINÁRIOS

Realização de Seminários por profissionais ligados à Industria Farmacêutica e à Ordem dos Farmacêuticos, entre outros.

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

Os alunos devem, em cada unidade curricular, sujeitar-se ao seguinte regime de avaliação:

Avaliação contínua e exame final escrito.
No âmbito da avaliação contínua são de considerar, entre outros, os seguintes elementos:

  1. Assiduidade às aulas – presença em pelo menos 70% de cada categoria de aulas previstas;
  2. Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
  3. Intervenções orais;
  4. Elaboração e apresentação de trabalhos individuais ou de grupo sobre temas sugeridos ou aprovados pela docência.

O exame final escrito realiza-se imediatamente após a conclusão da parte letiva da correspondente unidade curricular, prevendo-se uma única época para a sua realização.
A classificação de cada unidade curricular corresponde à média ponderada das classificações atribuídas relativamente à avaliação contínua (60%) e à prova de exame final escrito (40%).
Todas as classificações são expressas na escala de 0 a 20 valores.
Consideram-se aprovados em cada unidade curricular os alunos que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores.

 

CORPO DOCENTE

Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues
Doutorado e Mestre em Gestão pela Universidade Lusíada - ULL. Especialista em Marketing pelo Instituto Politécnico de Santarém - IPS. Licenciado em Marketing e Consumo pela Escola Superior de Gestão de Santarém – ESGS. Bacharel em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing – IPAM. Pós-Graduado em E-Business e Sistemas de Informação pela ULL. Cerca de 20 anos de experiência nacional e internacional na Indústria Farmacêutica. Professor no ensino superior público e privado. Consultor e autor de diversos livros sobre a moderna gestão de marketing.

Pedro Caridade de Freitas
Doutorado e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Director de Assuntos Jurídicos da APIFARMA. Membro do Comité Económico-social – Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), da Comissão Técnica Especializada de Saúde, do Grupo de Trabalho – WTO – World Trade Organization – da EFPIA – Federação Europeia da Indústria Farmacêutica. Membro Suplente da Comissão Nacional de Publicidade dos Medicamentos – Infarmed.

Dina Matos Ferreira
Foi durante mais de 10 anos Diretora de Comunicação e Assuntos Externos da Apifarma. Foi Chefe de Setor de Comunicação Externa da EPAL, Senior Account Manager da LPM/Com, membro e porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, bem como Jornalista de Política Internacional e Adjunta do XII Governo Constitucional com funções de Tutela da Comunicação Social.
Diplomada em Direito e em Ciências da Informação pela Universidade Católica Portuguesa. Especialização em Opinião Pública (Universidade de Navarra), Master em Gestão da Imagem (Univ. Complutense de Madrid), mini-MBA (ISCTE) e formação em Lobbying (Georgetown University, Washington D.C.)

Luís Pires Fatela
Diretor Geral da Datamedica – Consultoria e Serviços em Bioestatística. Creditação Internacional em Marketing pela Pharma Marketing Academy. Cronista na revista Pharmagazine com a rúbrica “O Laboratório das Tentações”. Docente universitário e consultor na área de Marketing Farmacêutico. Carreira de 26 anos na Indústria Farmacêutica, tendo vindo a ser Business Unit Manager da empresa multinacional AstraZeneca. Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA.

Helena Estrela da Silva
Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Internacional. Licenciada em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Pós-graduada em Avaliação Económica dos Medicamentos, pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. MBA com especialização em Finanças pela Escola de Pós-Graduação de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Farmacoeconomia na Universidade Católica Portuguesa

 

FUNCIONAMENTO E HORÁRIO

As aulas iniciar-se-ão no 1.º semestre e decorrerão ao longo do ano lectivo aos sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA

  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Ficha de Candidatura (a obter junto dos serviços do ILPG)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Duas Fotografias

 

INFORMAÇÕES

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

 

Última actualização: 2014-08-19 15:02