Cursos / 2º Ciclo / Mestrado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

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Brochura

Apresentação

O 2º Ciclo de Estudos em Psicologia da Educação, diz respeito à formação especializada correspondente ao Mestrado, com duração de 2 anos letivos, perfazendo 120 unidades de crédito (ECTS). O primeiro ano do Mestrado em funcionamento no IPCE é exclusivamente dedicado à componente curricular e visa apresentar e aprofundar conteúdos específicos ligados à área na qual se insere o Mestrado, para além de desenvolver metodologias avançadas de investigação. Trata-se de uma formação completa e integrada em Psicologia, que visa dotar os mestrandos de conhecimentos científicos (conhecimento acumulado na literatura científica da Psicologia e partilhada na comunidade de investigadores, professores e profissionais de Psicologia), de competências técnicas (conjuntos integrados de conhecimentos e capacidades, através dos quais os problemas colocados na prática profissional possam ser resolvidos) e de competências de investigação (saberes integrados e mobilizados necessários à conceção e realização de investigações). Finalmente pretende-se fomentar o interesse pela aquisição de novos saberes e competências, o espírito de pesquisa e uma atitude que assegure uma aprendizagem ao longo da vida. No caso concreto do Mestrado em Psicologia da Educação pretende-se possibilitar, no primeiro ano, o estudo e a reflexão sobre os principais paradigmas e as metodologias de investigação psicológica e educacional que deverão estar subjacentes à integração dos princípios e processos de desenvolvimento e aprendizagem, em contexto, necessários à análise global dos fenómenos educativos, desde a infância à idade adulta e velhice, permitindo o envolvimento, a aprendizagem e o sucesso educativo ao longo do tempo. No segundo ano, o estudante terá a oportunidade de realizar um estágio em contexto real de trabalho no âmbito da Psicologia da Educação. O estágio visa iniciar o aluno na prática profissional sob supervisão, de maneira a que este desenvolva competências fundamentais à sua futura atividade profissional. Desde logo se salientam as competências instrumentais, que passam pela capacidade de integração de aspetos teóricos e práticos da sua própria aprendizagem. Igualmente importante será o desenvolvimento de competências interpessoais, onde se deve pôr em destaque o trabalho de grupo, a relação de ajuda e, mais especificamente, a colaboração com outros profissionais da Psicologia/Educação e de áreas afins, bem como a participação na discussão de “casos” que se encontrem em seguimento na instituição de acolhimento do aluno. Como competências sistémicas, há a referir o início da utilização de procedimentos e técnicas próprias da atividade de um profissional da respetiva área sob rigorosa supervisão, quer da instituição de acolhimento, quer da Universidade. No 2.º ano o estudante realizará igualmente uma dissertação no domínio científico da Psicologia da Educação, onde a componente empírica assumirá particular ênfase, permitindo aplicar conhecimentos científicos relacionados com a metodologia de investigação em Psicologia da Educação, bem como a articulação entre teoria, investigação e prática. Esta dissertação será acompanhada por um orientador com experiência científica relevante na área em causa, que o ajudará a entrar em contacto com a pesquisa básica ou aplicada que se desenrola no domínio científico em questão. Do ponto de vista morfológico, os estudantes deverão apresentar uma dissertação que será submetida à apreciação de um júri constituído para o efeito, de acordo com os requisitos da Lei Portuguesa. O plano de estudos do mestrado em Psicologia da Educação contempla ainda seminários temáticos de investigação/intervenção, com o objetivo dos estudantes contatarem com docentes, investigadores e profissionais na área da Psicologia da Educação e respetivos projetos. Para a escolha dos temas de dissertação, os estudantes terão a oportunidade, através dos seminários, de conhecer projetos de investigação, bem como interesses e linhas de investigação dos docentes, que se distribuem de um modo bastante diferenciado: Necessidades Educativas Especiais; Intervenção Precoce; Dificuldades de Aprendizagem; Orientação Vocacional; Aprendizagem; Família e Escola; Motivação; Instrumentos de Avaliação em Psicologia da Educação; entre outros.

Saídas Profissionais

Para além das atividades de docência e de investigação, e motivado pelas diversas necessidades individuais, grupais e institucionais, tem-se por certo que o detentor do grau de Mestre em Psicologia da Educação será um especialista com sólida preparação científica e prática capaz de articular a conceção de educação com aprendizagem, cognição e motivação, incorporando igualmente áreas como o afeto, os valores, a saúde mental e ajustamento, e a adaptação ao longo da vida. Neste sentido, são vários os contextos em que o Psicólogo Educacional pode intervir: Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias não Agrupadas, designadamente nos serviços de psicologia escolar, no apoio psicopedagógico e orientação vocacional, em instituições de educação especial, no apoio à reabilitação de pessoas com necessidades educativas especiais em diferentes graus de ensino e formação, em autarquias, em programas de desenvolvimento social, de promoção da saúde, da educação/formação parental e de intervenção comunitária, em instituições de solidariedade social, colégios privados, clínicas, creches e outras organizações que visem a formação ao longo da vida.

Destinatários

Licenciados em Psicologia.

Regulamentação

(Aviso n.º 10189/2015 - Diário da República, 2.ª série - n.º 174 - 7 de Setembro de 2015)


Acreditação A3ES


Relatório de auto-avaliação


Plano de Estudos

1º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
M7101 AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL 1º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7103 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 2º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7108 MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7104 MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM 2º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7107 NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7109 OPÇÃO 1 1º Sem 162 20(TP) + 20(P) 6
M7110 OPÇÃO 2 2º Sem 162 20(TP) + 20(P) 6
M7105 ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 1º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7106 PSICOLOGIA DA FAMÍLIA 1º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
M7102 PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2º Sem 162 30(TP) + 20(P) 6
2º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
M7112 DISSERTAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º Sem 810 40(OT) 30
M7111 ESTÁGIO COM SUPERVISÃO 1º Sem 756 40(OT) + 400(E) 28
M7113 SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE INVESTIGAÇÃO/INTERVENÇÃO 1º Sem 54 20(OT) 2

Unidades Curriculares de Opção

1º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
M7114 OPÇÃO 1: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA 1º Sem 162 20(TP) + 20(P) 6
M7115 OPÇÃO 2: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJECTOS 2º Sem 162 20(TP) + 20(P) 6


Propina e condições de pagamento

1. 1.º ano – € 3.090,00

a) Pagamento único

b) 2 prestações de € 1.576,00 cada uma

c) 11 prestações de € 289,00 cada uma

2. Unidade curricular avulsa – € 482,00

a) Pagamento único

b) 5 prestações de € 105,00 cada uma

3. 2.º ano – € 1.288,00

a) Pagamento único

b) 11 prestações de € 121,00 cada uma

4. 2.º ano  regime de reinscrição sucessiva – € 1.288,00

a) Pagamento único

b) Até 11 prestações por ano, de € 140,00 cada uma

Licenciados pelas Universidades Lusíada – desconto de 50% sobre os valores indicados
 Bolsa de Mérito aplicável a demais licenciados com média igual ou superior a 14 valores (sem arredondamento) – desconto de 40% sobre os valores indicados
• Familiares de Licenciados pelas Universidades Lusíada em linha recta até ao segundo grau – desconto de 20%