Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN II - 2019/2020
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32
Docentes
Regente: Prof. Doutora Benedita Camacho
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Objectivos Gerais
O1. Consolidar e dominar a metodologia projetual;
O2. Conhecer e aplicar os fundamentos do design tridimensional;
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
O3. Dominar a gramática da representação tridimensional;
O4. Saber comunicar tecnicamente o projeto;
Promover a pesquisa e a experimentação.
O5. Construção da consciência do contexto profissional.
Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a atividade do designer.
Objectivos Específicos
OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da produção;
OE2. Interiorizar valores do passado para projetar o futuro;
OE3. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE4. Desenvolvimento e apresentação rigorosa de projetos tridimensionais à escala humana;
OE5. Diferenciar espaços exteriores e interiores, públicos e privados;
OE6. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.
Competências a adquirir
OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da produção;
OE2. Interiorizar valores do passado para projetar o futuro;
OE3. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE4. Diferenciar espaços exteriores e interiores, públicos e privados;
OE5. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.
Metodologia de Ensino
Análise e diagnóstico de casos de estudo.
Discussão em grupo de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais capazes de serem motivadores da ação crítica do aluno (presencial e online)..
Aulas abertas. Visitas de estudo no âmbito dos trabalhos em curso.
Workshops. Participação em concursos.
Conteúdos Programáticos
Promover uma correta metodologia projetual como instrumento de resolução de problemas concretos e como processo de racionalização do ato criativo.
Pesquisa, conceptualização, planificação e desenvolvimento de projetos individuais em design de comunicação, produto e interiores, que propiciem ao aluno a oportunidade de aplicar, experimentar e materializar soluções que visem colmatar/melhorar problemas identificados em contextos reais.
Desenvolver a capacidade de trabalho interdisciplinar que motive a utilização de conhecimentos diversos na elaboração e execução de pesquisas e na criação de projetos.
Aprender a lidar com complexidade e simplicidade promovendo a capacidade de análise crítica e diagnóstico de necessidades reais.
Estudar os comportamentos e as reações das pessoas: estudos analíticos de usabilidade. Ver para lá da aparência, identificar o potencial, a essência, a necessidade.
Recorrer à investigação para consolidação de conhecimentos e sustentação da criatividade.
Visualizar conceitos e estratégias.
Criar novas perspetivas, novos cenários e novas soluções criativas nas áreas da bi e da tridimensionalidade.
Relacionar conhecimentos em design e em tecnologia para resolver necessidades.
Exercícios vários sob a forma de propostas de trabalho e/ou workshops de curta e média duração, motivadores da atividade criativa intelectual que explorem: o experimentalismo, a reinvenção e o conceptualismo; a utilização da metáfora para relacionar/traduzir conceitos-chave; a interligação entre os campos da imagem e da escrita, cruzando vários modos do fazer manual; recursos visuais emocionais (ex: humor, exagero); o descontexto de escala e de cor; novos vocabulários para transmitir e comunicar ideais/mensagens; o reeducar do olhar para novas expressões e visualidades; a utilização da escrita como elemento gráfico e/ou conceitual; a apropriação de materiais não convencionais para a materialização bi e tridimensional.
Explorar capacidades de interpretação e de síntese, através do entendimento das relações entre o problema, o contexto real, a função e a estética.
Explorar as capacidades de representação e de comunicação com elevada síntese informativa e formal de forma a encontrar equilíbrio entre a simplicidade e complexidade dos resultados.
Estudar a estrutura e as propriedades físicas, emocionais e estéticas de materiais, cores e texturas na construção de objetos reais.
Estudar a capacidade emocional e desafiante dos objetos e dos lugares com o utilizador, analisando o seu valor expressivo, social e político.
Reavaliar conceitos - e preconceitos - ligados à utilidade e à sua ausência.
Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de utilização e de produção.
Estudar a interação entre o Homem, e a escala e a funcionalidade dos objetos e dos lugares.
Estudar o impacto ambiental, visual e social daquilo que projetamos, instigando o aluno a procurar soluções funcionais, eficientes, simples, flexíveis, versáteis, acessíveis, significantes, simbólicas e técnicas, que considerem as condições plenas de usabilidade e conforto dos seus utilizadores de forma a melhorarem a vida do ser humano.
Promover uma metodologia projetual menos preocupada com a fotogenia e o protagonismo visual e mais identificados com a eficácia, a afectividade e a intemporalidade dos equipamentos e dos lugares.
Interiorizar a responsabilidade social do designer enquanto gerador de novos hábitos e/ou valores.
Tomar consciência que o design do século XXI deverá prioritariamente privilegiar e restaurar a harmonia entre o homem, o natural e o construído - sustentabilidade, ecologia, reciclagem.
Métodos de Avaliação
Participação, interesse e assiduidade.
Capacidades de criatividade, experimentação, inovação, comunicação e iniciativa em trabalhos individuais e/ou de grupo(presencial e online).
Organização e rigor nas pesquisas, na comunicação escrita, na metodologia projetual e na concretização dos trabalhos propostos.
Capacidades de apresentação, sustentação e comunicação oral dos projetos, discussão e crítica.
Cumprimento dos prazos estabelecidos e entrega dos trabalhos completos.
Recursos Didácticos
Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes: livros, revistas, artigos científicos, bases de dados, Internet, visitas técnicas e/ou entrevistas, quadros analíticos, relatórios, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas. Visionamento de vídeos e sites em formato digital. Visitas de estudo. Conferências.
Palavras Chave
Metodologia Projetual
Design Universal
Criatividade
Experimentação
Usabilidade
Contexto
Sustentabilidade
Bibliografia Principal
| Autor | PRESS, Mike; COOPER, Rachel |
|---|---|
| Título | El diseño como experiencia - El papel del diseño y |
| Edição | 1.ª ed. |
| Local | Barcelona |
| Editora | GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL |
| Ano | 2009 |
| Autor | BRANDES, Uta, STICH, Sonja; WENDER, Miriam |
| Título | Design by Use – The Everyday Metamorphosis of Thin |
| Edição | 1.ª ed. |
| Local | Basel |
| Editora | Birkhäuser |
| Ano | 2009 |
| Autor | SHEDROFF, Nathan |
| Título | Design is the problem. The future of design must b |
| Edição | 1.ª ed. |
| Local | Brooklyn |
| Editora | Rosenfeld Media |
| Ano | 2009 |
Bibliografia Complementar
| Autor | YOUNG, Indi |
|---|---|
| Título | Mental Models – Aligning design strategy with huma |
| Edição | 1.ª ed. |
| Local | Brooklyn |
| Editora | Rosenfeld Media |
| Ano | 2008 |
| Autor | STEFFEN, Alex; GORE, Al |
| Título | World Changing. A user´s guide for the 21 st centu |
| Edição | 1.ª ed. |
| Local | Nova Iorque |
| Editora | Abrams Books |
| Ano | 2008 |

