Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

MÉTODOS QUALITATIVOS - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Ana Meireles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Meireles

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Enquadrar epistemológicamente a Investigação Científica em Psicologia;
Desenvolver as questões teóricas mais relevantes no contexto da Investigação Qualitativa em Psicologia;
Descrever e caracterizar os principais métodos e técnicas qualitativas de Investigação em Psicologia;
Treinar competências fundamentais para a realização e aplicação dos métodos e das técnicas qualitativos de Investigação em Psicologia.

Objectivos Específicos

Proceder à Distinção entre Investigação Qualitativa e Quantitativa;
Descrever a investigação Quantitativa e Qualitativa quanto à sua natureza, objectivos, âmbito de aplicação e metodologia de recolha e análise de dados;
Caracterizar os principais métodos de recolha de dados na Investigação Qualitativa;
Compreender os fundamentos das abordagens qualitativas de análise dos dados
Desenvolver capacidade de reflexão e crítica em relação ao rigor e credibilidade da IQ.

Competências a adquirir

Espera-se que no final os estudantes tenham adquirido competências de investigação, nomeadamente no que diz respeito à capacidade para desenhar e conduzir um projecto de investigação científica. Espera-se que os estudantes sejam capazes de fazer a distinção entre Investigação Qualitativa e Investigação Quantitativa que lhes permita optar ou conciliar as mesmas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de planear e conduzir uma Investigação Qualitativa.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos estudantes. Metodologias activas com vista ao desenvolvimento das competências de investigação.

Conteúdos Programáticos

I.A Investigação Qualitativa: definição e enquadramento epistemológico.
1.Definição de investigação qualitativa.
2. As técnicas da investigação qualitativa.
3.Enquadramento epistemológico da Investigação Qualitativa e da Investigação Quantitativa: Os paradigmas construtivista de teor exploratório e positivista de teor hipotético-dedutivo.

II.A Investigação Qualitativa e a Investigação Quantitativa.
1.Diferenças e complementaridade entre a investigação qualitativa e a investigação quantitativa: fundamentos teóricos, objectivos, técnicas, amostra, propostas de investigação, tipos de dados.

III.Tradições e orientações teóricas na Investigação Qualitativa.
1.Etnografia.
2.Fenomenologia.
3.Etnometodologia.
4.Interaccionismo Simbólico.
5.Psicologia Ecológica.
6.Perspectiva e Teoria Sistémicas.
7.Hermenêutica.
8.Investigação Qualitativa Orientacional.

IV.Características da Investigação Qualitativa.
1.Inquérito Naturalista.
2.Análise Indutiva.
3.Contacto Pessoal Directo.
4.Perspectiva Holística/Global.
5.Perspectiva Dinâmica e Desenvolvimental.
6.Cada Caso é um Caso.
7.Neutralidade Empática.
8.Empatia e Insight.
9.Flexibilidade do Design.

V.Os conceitos de validade e fidelidade e a sua aplicação às Técnicas Qualitativas.
1.Os conceitos de validade e fidelidade: A (s) dificuldade (s) da sua aplicação na Investigação Qualitativa.
2.A perspectiva de Merrick (1999) – novos conceitos: confiança, representatividade e reflexividade.
3. Estratégias para promover a credibilidade da Investigação Qualitativa.

Métodos de Avaliação

Serão realizados dois pontos escritos e um trabalho de grupo que implica a realização de uma investigação de carácter qualitativo sobre um tema no campo da Psicologia a escolher pelos estudantes. O trabalho carece de defesa oral nas aulas OT em data a definir. As ponderações das diversas componentes de avaliação contínua são as definidas pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências.

Recursos Didácticos

As aulas serão apoiadas por diversos recursos entre os quais, o computador/projector, a TV e o video, a câmara de filmar e o quadro.

Palavras Chave

Investigação qualitativa, opção metodológica, participante, investigador.

Bibliografia Principal

Autor PATTON, M. Q.
Título Qualitative Evaluation and Research Methods
Local San Francisco
Editora Sage
Ano 2002
Autor BOGAN, R., BIKLEN, S.
Título Investigação qualitativa em educação: Uma introduç
Local Porto
Editora Porto Editora Lda
Ano 1994
Autor SMITH, J.A.
Título Qualitative Psychology. A practical guide to resea
Local London
Editora Sage
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor DENZIN. N., e LINCOLN, Y.
Título Handbook of qualitative research.
Autor ESTERBERG, K. G.
Título Qualitative Methods in Social Research.