Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Mestre Sílvia Ribeiro

Carga Horária

Objectivos Gerais

Pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão das grandes perspetivas concetuais de abordagem do desenvolvimento humano.
Pretende-se facilitar a aquisição de conhecimento sobre os padrões do funcionamento psicológico no desenvolvimento infantil e na adolescência, designadamente no que concerne à reflexão sobre estudos empíricos relacionados com os processos desenvolvimentais que ocorrem nestas etapas do desenvolvimento.

Objectivos Específicos

(1) Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento humano;
(2) Compreender os padrões de funcionamento psicológico na infância e na adolescência, dando relevo às implicações da construção adaptativa das tarefas desenvolvimentais para o funcionamento do sujeito;
(3) Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento na infância e na adolescência e de investigação neste domínio.

Competências a adquirir

1. Compreender os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento, de modo a identificar os problemas, metodologias e recursos teóricos.
2.Identificar as caraterísticas desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico na infância e adolescência.
3. Conseguir mobilizar as teorias explicativas para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência.
4. Analisar como diferentes contextos interferem no processo de desenvolvimento.

Metodologia de Ensino

Exposição oral de conteúdos, visionamento de filmes e debate, resolução de problemas no contexto da aula, orientada pela docente, discussão de casos, apresentação e discussão de trabalhos de grupo, discussão de textos, observação de crianças.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia do Desenvolvimento
1.1 Objeto, métodos de investigação e modelos teóricos fundamentais
1.2 Noção de desenvolvimento
1.3 Da psicologia dos “grandes estádios” à abordagem do ciclo de vida e abordagens contextualizadas e ecológicas
1.4 Métodos de investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

2. Desenvolvimento na infância
2.1. O período pré-natal: Fatores genéticos e pré-natais do desenvolvimento
2.2. O nascimento e o período pós-parto.
2.3. O desenvolvimento social e emocional da criança: a teoria da vinculação e a teoria sociocultural.
2.4. O desenvolvimento cognitivo da criança.
2.5. O desenvolvimento da linguagem da criança.

3. Desenvolvimento na adolescência
3.1. O conceito de adolescência.
3.2 Desenvolvimento físico. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas.
3.3. Desenvolvimento cognitivo.
3.4. Desenvolvimento social. O grupo de pares e a amizade.
3.5. Desenvolvimento da identidade. A perspetiva psicossocial de Erikson.
3.6. Comportamentos de risco na adolescência.

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade; b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula; c)Intervenções orais; d)Pontos escritos; e)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Palavras Chave

Desenvolvimento humano.
Ciclo vital.
Infância.
Adolescência.

Bibliografia Principal

Autor Sroufe, L. A., Cooper, R. B., & DeHart, G. B.
Título Child development: Its nature and course.
Local New York
Editora McGraw-Hill
Ano 2004
Autor Valsiner J., & Connoly, K. J.
Título Handbook of developmental psychology
Local London
Editora Sage
Ano 2004
Autor Sprinthall, N. A., & Collins, W. A.
Título Psicologia do adolescente. Uma abordagem desenvol
Edição 5.ª ed
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor SHAFFER, David. R.; KIPP, Katherine
Título Psicologia do desenvolvimento: infância e adolesc
Autor Keenan, T., & Evans, S.
Título An introduction to child development
Edição 5.ª
Local London
Editora Sage
Ano 2009