Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais

English Version

CONFLITOS REGIONAIS - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Vítor Ramon Fernandes

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Com esta Unidade Curricular pretende-se dar a conhecer alguns dos principais conflitos regionais, presentes e passados, de modo a permitir aos discentes obterem um conhecimento relevante sobre esses conflitos concretos e sobre as dinâmicas políticas que lhes estão ou estiveram associadas, e que muito frequentemente têm implicações e consequências que extravasam a região em que ocorrem.

Objectivos Específicos

Pretende-se com esta Unidade Curricular dar aos discentes um conhecimento sólido, ainda que introdutório, sobre alguns dos principais conflitos regionais, com o objetivo de preparar e estimular esses mesmos discentes para a análise desses conflitos, assim como de outros que venham a ocorrer, favorecendo uma maior capacidade de análise e compreensão das dinâmicas associadas a esses conflitos.

Competências a adquirir

Pretende-se que os discentes adquiram, para além de um conhecimento sólido e relevante da matéria lecionada, uma maior e melhor capacidade de compreender e analisar não só os conflitos regionais passados e presentes no âmbito da política internacional mas também aqueles que certamente ocorrerão no futuro.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas de exposição da matéria e métodos de ensino-aprendizagem que se insiram no espírito e na letra do Processo de Bolonha, com o envolvimento substancial e a participação activa dos discentes recorrendo, quando considerado adequado, a meios audiovisuais e a documentação complementar de suporte. Nas aulas de Orientação Tutorial, e para além dos esclarecimento de dúvidas, serão distribuídos temas para trabalhos e apresentação.

Conteúdos Programáticos

1- Considerações introdutórias sobre a matéria a ser lecionada. Tipologias dos conflitos regionais. Níveis de análise para a compreensão da política internacional e dos conflitos. Principais paradigmas na disciplina das Relações Internacionais e sua relevância para a análise dos conflitos regionais.

2- Introdução ao Médio Oriente e ao conflito Israelo-Árabe. A emergência dos Estados no Médio Oriente após o fim do Império Otomano. A ideia de um mundo árabe. Ramificações do conflito Israelo-Árabe. Breve comparação entre três países líderes do Médio Oriente que nos ajudam a melhor compreender o contexto histórico e a política do Médio Oriente: O Egipto, a Arábia Saudita e a Síria.

3- O conflito Israelo-Árabe. As guerras de 1948, 1967, 1973, 1982. Consequências resultantes dessas guerras.

4- O conflito Israelo-Palestiniano. Análise das origens do conflito. Relação entre o conflito Israelo-Árabe e o conflito Israelo-Palestiniano. A Intifada, seus objetivos e suas consequências.

5- Os conflitos no Líbano. Historial desses conflitos. A guerra de 2006. Análise do sectarismo e diferenciação religiosa que caracteriza esses conflitos.

6- Os conflitos no Médio Oriente analisados à luz de um conflito de interesses e rivalidade entre os Estados Unidos da América e a antiga União Soviética. A importância do Médio Oriente para os Estados Unidos da América e para a antiga União Soviética.

7- O Processo de paz no Médio Oriente.

8- O conflito entre o Irão e o Iraque, ou a 1ª Guerra do Golfo. Análise das causas do conflito. A reação das principais grandes potências face a este conflito e o papel da Organização das Nações Unidas nesse conflito.

9- O conflito no Golfo Pérsico em 1991 após a invasão do Kuwait. Análise das origens do conflito e das motivações para a invasão do Kuwait. A reação da comunidade internacional, designadamente através do Conselho de Segurança e da Operação Desert Shield/Desert Storm. A reação da Liga Árabe face ao conflito.

10- O conflito curdo. Análise da questão curda. População e enquadramento geográfico. Nacionalismos, questões étnicas e a criação arbitrária dos Estados na região e na época após o colapso do Império Otomano.

11- O conflito na Síria. O carácter internacional do conflito. Principais atores do conflito. A evolução do conflito. O processo de paz na Síria. A Síria enquanto centro da rivalidade internacional no Médio Oriente.

12- O conflito no Iémen. O início do conflito desde a revolta dos Houthis, primeiro em 2009 e mais recentemente em 2015. O conflito no Iémen considerado como uma guerra por procuração. Análise do papel do Irão e da Arábia saudita no conflito. A questão religiosa entre sunitas e xiitas. A situação catastrófica em termos humanitários.

13- Os conflitos dos Balcãs. Distinção entre este conflito e outros anteriores. Análise do tipo de conflito e das razões e motivações que explicam a ocorrência do conflito. A estratégia de limpeza étnica. A guerra do Kosovo: Análise do conflito entre sérvios e albaneses do Exército de Libertação do Kosovo. O papel da NATO no Kosovo. O envolvimento da comunidade internacional na guerra dos Balcãs. Os acordos de Dayton. A paz nos Balcãs.

14- Os conflitos na região de Caxemira entre a Índia e o Paquistão. Origens e causas do conflito. Análise histórica do conflito.

15- Conflitos na antiga URSS. A guerra da Geórgia (A Abecássia e a Ossétia do Sul) e o conflito e crise da Ucrânia. A anexação da crimeia.

16- Terrorismo. O que é o terrorismo? Como o definir e porque é tão difícil de definir? As alterações de significado ao longo do tempo. As origens do terrorismo contemporâneo. A internacionalização do terrorismo. Tipos de terrorismo. Questões de segurança relativas ao terrorismo. Técnicas do terrorismo. Religião e terrorismo Questões éticas sobre terrorismo. O terrorismo moderno. O terrorismo islâmico. Terrorismo islâmico e democracia. Terrorismo e religião.
A Al Qaeda, o Hamas, o Hizbullah e o “Estado Islâmico”.

Métodos de Avaliação

O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos das Universidades Lusíada. Neste sentido, é tida em conta a avaliação contínua, nomeadamente a assiduidade, participação, realização de trabalhos e testes intercalares.

Recursos Didácticos

Biblioteca didática da disciplina.
Recursos digitais.
Análise de revistas académicas, publicações periódicas, documentos e outras fontes de relevo, primárias e secundárias.

Palavras Chave

Conflitos Regionais.
Médio Oriente.
Caxemira.
Balcãs.
Antiga URSS.
Geórgia.
Ucrânia.
Crimeia.
Terrorismo.
Jiadismo.

Bibliografia Principal

Autor MILTON-EDWARDS, Beverley and HINCHCLIFFE, Peter
Título Conflicts in the Middle East since 1945
Local London and New York
Editora Routledge
Ano 2007
Autor FAWCETT, Louise
Título International Relations of the Middle East
Edição 4ª ed.
Local Oxford
Editora Oxford University Press
Ano 2016
Autor NYE, Joseph and Welch, David
Título Understanding Global Conflict and Cooperation
Edição 10ª ed.
Local London and New York
Editora Pearson Longman
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor DAEHNHARDT, Patricia e FREIRE, Maria Raquel (Coord
Título A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico
Edição 1ª ed.
Local Coimbra
Editora Imprensa da Universidade de Coimbra
Ano 2014
Autor Hoffman, Bruce
Título Inside Terrorism
Edição 2ª ed.
Local New York
Editora Columbia University Press
Ano 2006