Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais

English Version

ÉTICA - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutor Fausto Ferreira
Assistentes: Prof. Doutor Fausto Ferreira

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Adquirir conhecimentos sobre a origem e sentido mais abrangente da ética, sua pertinência e actualidade.Compreender as diferentes abordagens teóricas elaboradas nos vários contextos culturais. Dominar e reflectir criticamente sobre a triade conceptual: ética, moral e deontologia. Mobilizar conhecimentos para contextos ajustados ao percurso formativo dos alunos.

Objectivos Específicos

Assimilar a importância que a ética assume na dinâmicas organizacionais. Compreender e valorizar o binómio ética e harmonização como fins nas Instituições /organizações. .Problematização da ética aplicada em várias áreas de estudo.

Competências a adquirir

Assimilar o conceito de ética. Promover a pesquisa
Sensibilizar para a construção e uma cultura ética nos contextos organizacionais.
Promover a formação de atitudes que sensibilizem para:
1-A presença da dimensão ética nas práticas;
2-A flexibilização e adaptabilidade para as mutações constantes na pós-modernidade.
3-Capacidade de reflectir crítica ,construtivamente nos contextos organizacionais e saber elaborar textos.

Metodologia de Ensino

Método expositivo como estratégia de explicitação dos conteúdos programáticos. Métodos activos como estratégia motivadora para a pesquisa e reflexão crítica: Análise e discussão de textos/estudo de casos/ selecção de temas /problema para debate.

Conteúdos Programáticos

1 - Quadro teórico - Origem, fundamento, pertinência e actualidade.
1.1 - Ética e Moralidade
1.2- Ética e Lei.
1.3 - Ética , Consciência e Responsabilidade.
2 - Os desafios da Ética nas organizações
2.1- Dimensão contextual, organizacional e sócio-políticas.Fundamentação.
2.2 Integração da ética na Instituição / Empresa : ética e cultura de empresa / organização. Os subsistemas da cultura de Empresa / organização.
2.3 - A tomada de decisão ética: constrangimentos e factores de reforço.
3- Economia de Empresa/organização , coordenação de mercados e dimensão ética.
3.1 - Ética e recuperação da confiança na Empresa / Organização.
3.2 - A direcção éticamente comprometida .
3.3 - A Organização Empresa como espaço ético e projecto integral . O sentido do trabalho colaborativo , criatividade, justiça e inovação.
4 Abordagens éticas contemporâneas : Descritivas, conceptuais e prescritivas.
3.1- O papel dos códigos profissionais , suas vantagens e limitações.
4 - A responsabilidade social da empresa/organização. Ética e Marketing.
4.1- A defesa do consumidor.
4.2- O mercado justo . Enquadramento júridico : referencial nacional e da U.E.
4.1- A dimensão ética implícita nos "stakeholders" como colectivos implicados na actividade empresarial e a responsabilidade social da empresa /organização.Dimensão ética dos dirigentes.
5 - O sentido da construção dos códigos de responsabilidade social: o referente Europeu; o referente dos Direitos Humanos .
6 - As empresas e o meio ambiente. Quadro teórico e normativo ; referente nacional e da U.E.
7 - Contextualização da ética no cenário internacional.
7.1 - Ética e moralidade nas Relações Internacionais -Realismo político:
7.2- O discurso da pós modernidade . Medidas da U.E.
8.- Programas, Conferências, Recomendações - o sentido do conteúdo ético do discurso.
8.2- As ONG´s e outras organizações como expressão da ética aplicada.
8.3- Os valores culturais universais e uma ética global.
9 - Ética e as redes sociais

Métodos de Avaliação

Método expositivo como estratégia de explicitação dos conteúdos programáticos. Métodos activos como estratégia motivadora para a pesquisa e reflexão crítica: Análise e discussão de textos/estudo de casos/ selecção de temas /problema para debate.

Recursos Didácticos

Quadro/ documentos/ E-learning/ suporte documental elaborado pela docente/ Power Point.

Palavras Chave

Ética global / Categorias éticas/Organizações Internacionais/ Política/

Bibliografia Principal

Autor CORTINA ,A,
Título Lo justo como núcleo de las ciencias morales y po
Edição
Local MADRID
Editora Real Academia de las Ciencias Morales y Políticas
Ano 2008
Autor CORTINA, A.
Título Ética de la Empresa
Edição
Local Madrid
Editora Trotta
Ano 2010
Autor REGO, A.; CUNHA, M.; GONÇALVES, N.; CARDOSO, C.
Título Gestão ètica e socialmente responsável
Edição
Local Lisboa
Editora rH Editora
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor SIDGWICK, Henry
Título Os Métodos da Ética
Edição 7.ª ed. - trad
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2013
Autor SÁ, A.L.
Título Ética Profissional
Edição 6ª ed.
Local São Paulo
Editora Atlas S.A.
Ano 2005