Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais

English Version

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Vítor Ramon Fernandes

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais desta unidade curricular consistem em contribuir para o desenvolvimento da capacidade analítica dos discentes, proporcionando-lhes um conhecimento aprofundado e estruturado sobre as várias teorias das relações internacionais de forma a que os discentes adquiram o conhecimento dos fundamentos teóricos das relações internacionais, tanto em termos historiográficos como analíticos, para melhor analisarem e compreenderem os fenómenos no plano político internacional.

Objectivos Específicos

Os objetivos específicos consistem desta unidade curricular consistem em estimular os discentes para a análise científica da teoria das relações internacionais fornecendo o conhecimento sobre as bases da legitimação epistemológica desta área de conhecimento. Através do estudo dos vários debates entre as principais abordagens teóricas da disciplina das RI pretende-se que os discentes adquiram a capacidade de análise e de interpretação dos fenómenos ocorrentes no sistema internacional.

Competências a adquirir

Os discentes deverão adquirir as competências intelectuais em termos de compreensão dos conteúdos e a capacidade analítica quanto ao estudo da teoria das relações internacionais, olhando para os temas da actualidade a partir de uma perspectiva estruturada e coerente, reconhecendo também as possibilidades de intervenção no plano político internacional.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas de exposição da matéria e métodos de ensino-aprendizagem que se insiram no espírito e na letra do Processo de Bolonha, com o envolvimento substancial e a participação activa dos discentes recorrendo e, quando considerado adequado, a meios audiovisuais e a documentação complementar de suporte. Nas aulas de Orientação Tutorial, e para além dos esclarecimento de dúvidas, serão distribuídos temas para trabalhos e apresentação.

Conteúdos Programáticos

1. Apresentação. Programa e justificação da disciplina. Metodologia e organização do trabalho. Avaliação de conhecimentos. Considerações introdutórias sobre a Unidade Curricular.

2. Utopia e realidade: dois discursos nas Relações Internacionais. Questões meta-teóricas. O que é uma teoria das relações internacionais? Noção de teoria nas Relações Internacionais. Elementos constitutivos uma teoria das relações internacionais. Holismo e individualismo.

3. Abordagens metodológicas. Explicar e compreender nas Relações Internacionais. Ontologia e epistemologia nas Relações Internacionais. Racionalismo versus reflexivismo. Fundacionalismo versus anti-fundacionalismo. Relação entre ontologia, epistemologia, normatividade e metodologia. Positivismo e pós-positivismo.

4. História e historiografia das Relações Internacionais. Os Grandes debates nas Relações Internacionais.

5. A filosofia das ciências sociais e as Relações Internacionais. A noção de paradigma e a emergência de um paradigma hegemónico nas Relações Internacionais. Contestações ao paradigma hegemónico.

6. As fontes de conflito e cooperação. Agência e estrutura. O dilema de segurança.

7. O Realismo Clássico. Sua história, ontologia e epistemologia. Principais atores. Importância do poder. O interesse nacional. A separação entre política interna e política externa. A estrutura anárquica das relações internacionais. Questões normativas. Ética e Realismo. Forças e debilidades do Realismo Clássico.

8. O Realismo estrutural. Ontologia e epistemologia do Realismo Estrutural. O sistema internacional e a noção de estrutura. A noção e a importância da polaridade. Principais diferenças entre o Realismo Clássico e o Realismo Estrutural. O equilíbrio de poderes. Os vários outros Realismos. Realismo defensivo e ofensivo. Forças e debilidades do Realismo Estrutural. O Realismo Neoclássico. Ontologia e epistemologia do Realismo Neoclássico.

9. O Liberalismo Clássico. Sua história, ontologia e epistemologia.
Liberalismo I: a importância da política interior.
Liberalismo II: a Teoria da Paz Democrática.
Liberalismo III: as instituições internacionais.

10. O novo liberalismo. A síntese "neo-neo". O Institucionalismo neoliberal. Sua história, ontologia e epistemologia. Dimensões normativas.

11. Teorias marxistas e neo-marxistas. As ontologias e epistemologias marxistas. A Escola Neo-Gramsciana. A World Systems Theory.

12. A Teoria Crítica. Sua história, ontologia e epistemologia. Os níveis de análise, o sistema internacional e a questão da identidade na Teoria Crítica.

13. A Escola Inglesa. Suas origens e raízes intelectuais. Sua ontologia e epistemologia. A sociedade internacional. O pluralismo metodológico no seio da Escola Inglesa. Considerações normativas. A contribuição da Escola Inglesa para as Relações Internacionais.

14. O Construtivismo: a sociedade internacional, cultura, normas e identidade.

15. Perspetivas críticas alternativas: Teoria Femininista, o Pós-colonialismo, a Teoria Normativa, o Sociologismo Histórico, e o Pós-Modernismo.

16. Racionalismo: Escolha Racional, Cooperação e Conflito.

17. Progresso nas Relações Internacionais e na Teoria das Relações Internacionais. Considerações finais sobre a Unidade Curricular.

Métodos de Avaliação

O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos das Universidades Lusíada. Neste sentido, é tida em conta a avaliação contínua, nomeadamente a assiduidade, participação, realização de trabalhos e testes intercalares.

Recursos Didácticos

Nas aulas são utilizados os meios audiovisuais e informáticos disponibilizados pela Universidade, nomeadamente, através do recurso a retroprojector, datashow, televisão e vídeo.

Palavras Chave

Relações Internacionais
Teoria
Poder
Cooperação
Ideias

Bibliografia Principal

Autor Tim Dunne, (Ed.); Milja Kurki, (Ed.)
Título International Relations Theories: Discipline and D
Edição 4th ed.
Local Oxford
Editora Oxford University Press
Ano 2016
Autor BURCHILL, Scott et al.
Título Theories of International Relations
Edição 5th ed.
Local Basingstoke
Editora Palgrave Macmillan
Ano 2013
Autor CARLSNAES, Walter; RISSE, Thomas; SIMMONS, Beth
Título Handbook of International Relations
Edição 2ª ed.
Local London
Editora SAGE
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor REUS-SMIT Chris, (ed) ; SNIDAL, Duncan, (ed)
Título The Oxford Handbook of International Relations
Edição 2nd ed.
Local Oxford
Editora Oxford University Press
Ano 2010
Autor BAYLIS, John, SMITH, Steve & OWENS, Patricia (Eds
Título The Globalization of World Politics
Edição 7ª ed.
Local Oxford
Editora Oxford University Press
Ano 2016