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COMUNICAÇÃO POLÍTICA - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Pedro Mendes
Assistentes: Prof. Doutor Pedro Mendes

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

1. Que lugar ocupa a Comunicação Política na competição pela conquista do Poder? Que papel desempenha na mobilização dos cidadãos, em sociedades cada vez mais diferenciadas, com elementos que interagem apenas em função dos seus particulares interesses?
2.Como utilizam os grupos políticos a Comunicação para alcançar os seus objectivos? E qual a função dos media? São simples transmissores da mensagem ou intervêm na sua produção?
Responder a estas questões eis o objecto central da disciplina.

Objectivos Específicos

Entender o alcance das noções de:
- sociedade de massas
- propaganda
- marketing político
- publicidade
- conhecer as várias Teorias de Comunicação e os respectivos modelos de apresentação

Competências a adquirir

- Compreensão da importância da Comunicação para os mais diversos regimes políticos
- Percepção da influência da Comunicação na definição de estratégias políticas e económicas a nível nacional e internacional
- Desenvolvimento de projectos na área da Comunicação política

Metodologia de Ensino

O ensino desta disciplina compreende:
- aulas Teórico-Práticas, para a transmissão de conteúdos e exemplificação de situações concretas relacionadas com esses conteúdos;
- aulas de Orientação Tutorial tendo em vista ajudar os estudantes a uma correcta pesquisa bibliográfica e a um correcto entendimento das matérias abordadas.

Conteúdos Programáticos

. Introdução:
1. Natureza, objecto e metodologia;
2. Justificação da sua importância na licenciatura;
3. Bibliografia de base
II A Comunicação e a Modernidade (As Teorias da Comunicação):
1. A Evolução do Conceito;
1.1. A teoria hipodérmica;
1.2. A abordagem empírico-experimental
ou da persuasão;
1.3. A teoria funcionalista das comunicações de massa;
1.4. As teorias
comunicativas;
1.5. A hipótese do agenda-setting;
III Comunicação e Democracia:
1. Os diferentes regimes políticos e comunicação;
2. A mediatização da política;
3. Os media e o espaço público
IV. Estrutura da Comunicação Política:
1. Os agentes do processo (media, políticos e opinião pública);
2. Os media e o poder;
3. As linguagens especializadas (propaganda política, relações públicas e marketing político);
4.O discurso político e os media: problemas e desafios – a questão da objectividade das notícias
V A Comunicação Política nas campanhas eleitorais:
1. Fases da estratégia da comunicação;
2. A elaboração da mensagem eleitoral;
3. A comunicação da mensagem eleitoral
VI A Comunicação Política das Instituições:
1. Técnicas para a comunicação da mensagem política das instituições;
2. As infra-estruturas comunicativas das instituições;
3. Estratégias de gestão de imagem das instituições e a
produção simbólica da realidade política.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui:
- Presença e participação nas aulas
- Dois testes escritos
- Apresentação de um trabalho oral

Recursos Didácticos

Quadro
Retroprojector e Acetatos
Computador/projector/powerpoint
Peças jornalísticas retiradas de jornais, revistas e meios audiovisuais.
Mediateca
Biblioteca
Meios informáticos com ligação à internet

Palavras Chave

- Comunicação
- Política
- Mass media
- Sociedade de Massas

Bibliografia Principal

Autor McNair, Brian
Título An Introduction to Political Communication.
Edição Fifth Edition.
Local London/ NY
Editora Routledge.
Ano 2011
Autor CORREIA, João Carlos, BAPTISTA, Gil; ESPÍRITO SANTO, Paula (Orgs.)
Título Conceitos de Comunicação Política
Local Covilhã
Editora LabCom
Ano 2010
Autor RODRIGUES, Adriano Duarte
Título As Técnicas de Comunicação e Informação
Local Lisboa
Editora Editorial Presença
Ano 2010

Bibliografia Complementar

Autor MCQUAIL, Denis
Título Teoria da Comunicação de Massas
Edição Edição/reimpre
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2003
Autor SERRA, J. Paulo
Título Manual da Teoria de Comunicação