Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

EDIFICAÇÕES - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 4

Docentes

Regente: Prof. Doutora Carla Carvalho
Assistentes: Prof. Doutora Carla Carvalho

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Objectivos Gerais

- Consciencializar os estudantes para a noção de arquitectura enquanto facto essencialmente estrutural e construído;
- Consciencializar os estudantes para a noção de que a construção da arquitectura se processa pela coordenação e harmonização de diversos subsistemas, variáveis no tempo e no espaço, muitas vezes díspares, não coerentes e até antagónicos entre si;
- Consciencializar os estudantes para um desenho informado por uma atitude crítica e ética em relação à sociedade e ao ambiente.

Objectivos Específicos

- Capacitar os estudantes para a compreensão da razão de ser construtiva das formas arquitectónicas, tanto tradicionais, como contemporâneas;
- Capacitar os estudantes para a compreensão dos sistemas de construção de tipo ligeiro;
- Capacitar os estudantes para a compreensão dos sistemas de desenho de pormenorização;
- Capacitar os estudantes para um desenho arquitectónico informado por uma consciência da viabilidade estrutural e construtiva das formas propostas.

Competências a adquirir

- Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos dois modos construtivos mais importantes.
- Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos nexos de coerência entre forma arquitectónica e a sua materialização construtiva.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas, com explanação e discussão do conteúdo programático e elaboração de trabalhos práticos.

Conteúdos Programáticos

A CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL

Caracterização geral
_especificidade da construção portuguesa
_aspectos dominantes

Formação da Tradição Contemporânea
_origens e percurso
_contexto actual


Análise Tipológica

Princípios para o estabelecimento de uma classificação
_experiência na classificação tipológica

Os Tipos

Análise de 5 edifícios representativos (grupos de trabalho)

_Habitação SAAL Bouça
_Pavilhão Carlos Ramos
_Prédio na Rua do Teatro
_Prédio na Rua Arq. Marques da Silva
_Estação de passageiros de Leixões

Descrição geral do edifício (localização, descrição geral, volumetria e programa)
Descrição do Sistema Construtivo (estrutura, cobertura, vãos, paredes e revestimentos)
Classificação Tipológica

Métodos de Avaliação

Nas aulas práticas serão produzidos trabalhos em que, para lá da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, se encorajará nos estudantes uma actividade de permanente investigação e descoberta. Pelo próprio carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Serão cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final. A avaliação destas provas complementará a dos trabalhos práticos.

Recursos Didácticos

Os parâmetros de avaliação específicos são:
- A capacidade de resolução dos problemas práticos apresentados;
- A capacidade de análise e de síntese crítica;
- A capacidade de investigação e de autonomia;
- A capacidade de utilização, nos exercícios práticos, dos conceitos abordados nas aulas teóricas.

Palavras Chave

Construção em Portugal
Análise Tipológica
Sistema construtivo
Sistema estrutural

Bibliografia Principal

Autor CHING, Francis e ADAMS, Cassandra
Título Building Construction Illustrated - ISBN: 0-471-35
Edição 3.ª
Local Nova Iorque
Editora John Wiley & Sons, Inc
Ano 2001
Autor FRAMPTON, Keneth
Título Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica - ISBN:
Edição 1.ª
Local Lisboa
Editora AAP – Contemporânea Editora
Ano 1998
Autor BEHLING, Sophia e Stefan
Título Sol Power: La Evolución de la Arquitectura Sosteni
Edição 1.ª
Local Barcelona
Editora Editorial Gustavo Gili
Ano 2002

Bibliografia Complementar

Autor FREITAS, Vasco Peixoto
Título Reabilitação de Edifícios do Centro Histórico do P
Autor MENDES, Manuel; PORTAS, Nuno
Título Portogallo, Architecttura, gli Ultimi Vent´anni_ T