Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

ARQUITECTURA I - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente: Arqtº João Paulo Rapagão
Assistentes: Arqtº João Paulo Rapagão

Carga Horária

Teórica : 2 Horas
Teórico-prática : 10 Horas

Objectivos Gerais

A identidade genericamente informativa e formativa do primeiro ano promove a introdução, explicitação e apreensão de conceitos e valores básicos da organização, estruturação e hierarquização do espaço. Procura, simultaneamente, recorrendo à aplicação prática dos conhecimentos contidos nos temas propostos, a aquisição dos instrumentos privilegiados de observação, projectação e representação do espaço. Defende, finalmente, a iniciação à metodologia de investigação e experimentação em arquitectura.

Objectivos Específicos

A partir dos objectivos gerais fixados, o programa da unidade curricular aprofunda a compreensão e aquisição dos fenómenos de formação e materialização das regras de composição e regulação do espaço em arquitectura. Procura, ainda, aferir e corrigir as dificuldades existentes e resultantes da formação anterior, com vista a preparar e equilibrar a participação de todos os estudantes no percurso académico e científico. Procura, finalmente, gerar a aquisição da capacidade de análise e síntese.

Competências a adquirir

O programa propõe, académica e pedagogicamente, a aquisição e fixação das noções fundamentais e estruturais necessárias ao exercício da arquitectura. Propõe, seguidamente, a compreensão e manipulação dos mecanismos culturais, mentais e manuais da produção e qualificação do espaço, da sua concepção e construção, da sua representação e materialização, nomeadamente através de modelos espaciais e tridimensionais, e ainda da sua observação e avaliação crítica.

Metodologia de Ensino

O método privilegia o tempo de criação e instrumentação individual como meio para a descoberta das capacidades e dificuldades na idealização e materialização do espaço, através da experimentação e investigação, recorrendo à realização. A metodologia proposta proporciona o desenvolvimento de trabalhos teóricos e práticos que promovem a criação de hábitos de investigação e experimentação permanentes, úteis para o percurso individual futuro.

Conteúdos Programáticos

A partir do desenvolvimento e cumprimento dos objectivos contidos nos exercícios propostos, é possível apreender a arquitectura, nomeadamente, as suas diversas noções e condições básicas de composição, articulação, estruturação, hierarquização e organização geral do espaço como, por exemplo, a memória e a história, o lugar, o tempo, o simbolismo, a unidade e a diversidade, o cheio e o vazio, o espaço exterior e o espaço interior, a técnica e a estética, o uso e a forma, o espaço público e o espaço privado , a materialidade e a espacialidade. O programa da unidade curricular é dirigido pelo desenvolvimento e cumprimento dos objectivos gerais e específicos fixados, recorrendo à realização de quatro exercícios. Os dois primeiros decorrem durante o primeiro semestre e o dois últimos exercícios decorrem durante o segundo semestre. O primeiro exercício está dirigido ao saber ver a arquitectura, através de registos gráficos, fotográficos e iconográficos, entre outros, apontados e acompanhados de observações e avaliações pessoais. O segundo exercício está dirigido à compreensão dos fenómenos de apreensão e formação geral do espaço, através da manipulação de estruturas e subestruturas espaciais diversas, e à apreensão dos fenómenos de ocupação e definição geral do espaço, através da estruturação, articulação e hierarquização dos seus elementos constituintes. O terceiro exercício está dirigido ao estudo do uso em arquitectura e recorre ao tema equipamento colectivo. O quarto e último exercício está dirigido ao estudo da forma em arquitectura e recorre ao tema habitação. Os diversos exercícios utilizam lugares reais introduzindo, assim, complexidades e dificuldades úteis para a interpretação e transformação dos lugares em arquitectura. Os conceitos projectuais enunciados e associados aos exercícios e as matrizes reais seleccionadas e manipuladas adicionam, assim, condicionantes aos temas - equipamento colectivo e habitação - capazes de promover e desenvolver instrumentos mentais e manuais importantes para o desenvolvimento individual e pessoal. O programa da unidade curricular promove o aparecimento e desenvolvimento de uma cultura arquitectónica personalizada e sustentada, capaz de criar e estimular o aparecimento de competências autonomizadas e individualizadas.

Métodos de Avaliação

A avaliação é contínua e toma como referência o exercício teórico e prático específico da unidade curricular, nomeadamente a produção realizada durante o tempo lectivo destinado a Arquitectura I, nomeadamente, durante o acompanhamento e desenvolvimento dos exercícios integrados no seu programa. Os parâmetros de avaliação geral definidos são o rigor no cumprimento do programa, a assiduidade, a participação no colectivo e a precisão dos meios de comunicação utilizados.

Recursos Didácticos

Execução de estudos e projectos, informados e testados com modelos tridimensionais de representação e aproximação à realidade, de reflexão e exposição, de análise e síntese. Realização de aulas abertas, de permuta de diferentes experiências e competências. Recorre-se a meios audiovisuais de ilustração e apreensão de valores cultural e arquitectonicamente importantes. Realizam-se viagens de estudo, de observação e apreensão de exemplos nos temas relacionados.

Palavras Chave

Arquitectura, Informar, Experimentar, Organizar, Representar

Bibliografia Principal

Autor TÁVORA, Fernando
Título Da organização do espaço
Edição Primeira
Local Porto
Editora Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas-
Ano 1982
Autor FRAMPTON, Kenneth
Título Historia crítica de la arquitectura moderna
Edição Primeira
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili, S. A.
Ano 1981
Autor BENEVOLO, Leonardo
Título Diseño de la ciudad
Edição Primeira
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili, S. A.
Ano 1979

Bibliografia Complementar

Autor LAMAS, José Manuel Ressano Garcia
Título Morfologia Urbana e Desenho da Cidade
Edição Primeira
Local Porto
Editora Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciê
Ano 2004
Autor KOSTOF, Spiro
Título The city shaped - Urban patterns and meanings thro
Edição Primeira
Local London
Editora Thames & Hudson Limited
Ano 2009